Previsão do Tempo
Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor: temperaturas podem ultrapassar 40°C nesta sexta-feira
Umidade relativa do ar entre 10% e 30% coloca Estado em alerta para riscos à saúde e incêndios florestais
12/09/2025
06:00
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul terá uma sexta-feira (12) de sol forte, tempo firme e calor extremo, com possibilidade de os termômetros ultrapassarem a marca dos 40°C em diversas regiões. A previsão é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que aponta também índices críticos de umidade relativa do ar, variando entre 10% e 30%.
Segundo o Cemtec, o cenário é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas. Isso favorece a rápida elevação das temperaturas ao longo das tardes, especialmente nas regiões Norte, Pantaneira e do Bolsão.
“A combinação de calor intenso com baixa umidade torna o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais e exige cuidados redobrados com a saúde da população”, destacou o órgão.
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 16°C e 19°C; máximas de 29°C a 34°C
Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 21°C e 25°C; máximas entre 34°C e 41°C
Bolsão, Leste e Norte: mínimas entre 19°C e 22°C; máximas entre 34°C e 41°C
Campo Grande: mínimas de 21°C a 23°C; máximas entre 34°C e 36°C
Os ventos sopram do quadrante leste (sudeste/leste) com intensidade de 40 km/h a 60 km/h, podendo registrar rajadas superiores em alguns pontos do Estado.
De sexta-feira (12) a domingo (14), o tempo permanece firme em todo Mato Grosso do Sul, sem previsão de chuvas. A massa de alta pressão mantém o sol predominando e garante tardes com temperaturas elevadas. A baixa umidade do ar deve continuar no mesmo patamar, exigindo hidratação constante e atenção especial a grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Na quinta-feira (11), Campo Grande registrou a temperatura mais alta do ano, com 38,7°C, mesmo ainda no inverno. No interior, Aquidauana apareceu como a quarta cidade mais quente do País, atingindo 41,2°C, enquanto Coxim registrou 40,6°C, ficando em 11º lugar no ranking nacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hacker afirma que Carla Zambelli mandou invadir sistema do CNJ para desacreditar Justiça
Leia Mais
PSD articula com Riedel para lançar candidato ao Senado em 2026
Leia Mais
PF prende “Careca do INSS” em operação contra fraudes bilionárias em aposentadorias
Leia Mais
Beto Pereira deve assumir comando do PSDB em Mato Grosso do Sul, diz Dagoberto Nogueira
Municípios