Política Internacional
Putin liga para Lula e discutem guerra na Ucrânia após encontro do líder russo com Trump
Presidente brasileiro reforça apoio à paz enquanto Rússia e EUA mantêm impasse sobre territórios ucranianos
18/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A ligação ocorreu dias depois da reunião entre o líder russo e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na sexta-feira (15), no Alasca, para tratar do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Segundo o Palácio do Planalto, Putin compartilhou com Lula detalhes do encontro com Trump, no qual discutiu demandas relacionadas à guerra. De acordo com o jornal The New York Times, o republicano norte-americano teria concordado com exigências de Putin sobre territórios ucranianos, mas sem avanço concreto para encerrar a guerra.
Em nota oficial, o governo brasileiro informou que Putin reconheceu a atuação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China que busca mediar uma saída diplomática para a crise. Lula, por sua vez, reafirmou o compromisso do país com “todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica” e desejou êxito nas negociações em andamento.
A Embaixada da Rússia no Brasil também confirmou o teor da conversa. O comunicado ressaltou o interesse mútuo em aprofundar o diálogo bilateral e destacou a cooperação dentro do âmbito do Brics.
A guerra na Europa já dura mais de três anos, desde a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022. Apesar de encontros de alto nível, como o de Putin com Trump, o impasse permanece sem perspectivas imediatas de cessar-fogo.
Ainda nesta segunda-feira, Trump recebe em Washington o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acompanhado de sete líderes europeus, em uma tentativa de alinhar novas estratégias para negociações de paz.
Esta foi a segunda ligação entre Lula e Putin em menos de dez dias – a anterior ocorreu em 9 de agosto. O Brasil, ao lado da China, tenta articular um caminho de diálogo entre russos e ucranianos, mas até agora sem resultados efetivos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump pode atingir ministros do STF com sanções? Entenda os impactos da Lei Magnitsky e a situação dos bancos brasileiros
Leia Mais
Culturama recebe reforço policial após solicitação do deputado Zé Teixeira
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém frentes de obras e manutenção na BR-163/MS nesta segunda-feira (18)
Leia Mais
Lançamento do Livro “Poesias Anglo 2025” será realizado em Bataguassu no dia 18 de setembro
Municípios