Política / Assembleia Legislativa
Assembleia aprova em 1ª discussão projeto de Hashioka que garante cancelamento virtual de serviços
Proposta obriga empresas a informar sobre direito de encerramento imediato pela internet ou aplicativo em MS
11/06/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou em primeira discussão, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 206/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil). A proposta obriga empresas a informarem aos consumidores sobre a possibilidade de cancelamento virtual de produtos ou serviços, especialmente em casos de contratação digital.
De acordo com o texto aprovado, concessionárias e permissionárias de serviços públicos, como energia elétrica, telefonia e internet, devem garantir ao consumidor o direito ao cancelamento unilateral e imediato via internet ou aplicativo, conforme normas específicas expedidas pelos órgãos reguladores competentes.
“A garantia de um cancelamento imediato e fácil assegura os direitos do consumidor, que não precisa passar por provas de resistência para interromper um serviço que não é mais útil”, afirmou o deputado Hashioka.
O projeto não exclui outros meios de encerramento de contratos, como atendimento presencial, por telefone ou chat, mas impõe que a via virtual seja informada de forma clara e acessível aos clientes.
Em caso de descumprimento da norma, as empresas poderão ser punidas com base no Código de Defesa do Consumidor, e as multas aplicadas serão revertidas ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.
“O cancelamento virtual facilitaria o processo e evitaria o desgaste de ligações transferidas, ofertas insistentes e questionamentos excessivos,” explicou Hashioka na justificativa do projeto.
A proposta recebeu 16 votos favoráveis e nenhum contrário na sessão desta quarta-feira. Agora, seguirá para análise nas comissões permanentes de mérito, antes de retornar ao plenário para segunda discussão e votação final.
Se aprovada em definitivo e sancionada, a lei deverá beneficiar milhares de consumidores sul-mato-grossenses, que enfrentam dificuldades para encerrar contratos de serviços em plataformas digitais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump promete usar “toda a força” contra Maduro e envia navios de guerra para a costa da Venezuela
Leia Mais
Ex-assessor de Bolsonaro seguirá preso por decisão de Alexandre de Moraes no STF
Leia Mais
Comissão de Educação, presidida por Rinaldo, define audiência para debater Plano Estadual de Educação em MS
Leia Mais
Dia no campo: crianças da AACC/MS vivem experiência inesquecível na Fazendinha MS
Municípios