Campo Grande (MS), Segunda-feira, 09 de Junho de 2025

Rodovia / Trânsito

Ponte sobre o Rio Paraná em Bataguassu terá interdições noturnas para reforma de R$ 9 milhões

Obra federal na BR-267 substitui 352 aparelhos de apoio e reforça estrutura estratégica da Rota Bioceânica

09/06/2025

11:15

DA REDAÇÃO

Ponte Hélio Serejo, sobre o Rio Paraná, liga o município de Bataguassu a Presidente Epitácio (SP) ©MICAEL NUNES

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia, a partir desta quarta-feira (12), uma nova etapa das obras de reabilitação da Ponte Hélio Serejo, também conhecida como Ponte Maurício Joppert, na BR-267. A estrutura, que liga os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo sobre o Rio Paraná, passará por interdições programadas durante a madrugada para avanço das obras.

Trechos terão bloqueio total em horários específicos:

  • Das 22h às 0h – INTERDIÇÃO TOTAL

  • Das 0h às 1h – LIBERAÇÃO PARCIAL

  • Das 1h às 4h – INTERDIÇÃO TOTAL

Durante os horários de bloqueio, motoristas poderão utilizar como rota alternativa a BR-158, via Paulicéia (SP), segundo informações da Prefeitura de Bataguassu.

Obra federal de R$ 9 milhões já está 70% concluída

Com 2,5 km de extensão, a ponte é considerada estratégica para o escoamento de mercadorias entre o Sul e o Sudeste, além de integrar o trajeto da futura Rota Bioceânica. O investimento total do Governo Federal é de aproximadamente R$ 9 milhões, com recursos do programa Proarte (Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas).

Segundo o DNIT, a obra contempla:

  • Substituição de 352 aparelhos de apoio

  • Reforço nas vigas da estrutura

  • Recuperação das calçadas e guarda-corpos

  • Nova pintura da superestrutura

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre de 2025. A última grande reforma na ponte havia sido realizada entre 2011 e 2014.

Relevância logística e segurança

A Ponte Hélio Serejo é vital não apenas para a mobilidade regional, mas também para a integração logística do Brasil com países do Pacífico, como Chile e Paraguai, por meio da Rota Bioceânica.

“Com as intervenções em andamento, o DNIT visa garantir mais segurança aos usuários e ampliar a vida útil da estrutura, que é uma das principais ligações interestaduais do Centro-Sul do país”, informou o órgão.

 


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