Interior / Bonito
Festival América do Sul reúne Zeca do PT e Azambuja na abertura em Corumbá
Evento valoriza patrimônio histórico, movimenta economia e deve atrair mais de 80 mil pessoas até domingo
15/05/2025
21:30
CGN
DA REDAÇÃO
©SILVIO DE ANDRADE
Com uma programação que une cultura, história e integração latino-americana, o Festival América do Sul 2025 foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (15), em Corumbá (MS), com a presença de dois ex-governadores do Estado: Zeca do PT e Reinaldo Azambuja. O evento, idealizado em 2004 por Zeca, chega à sua 18ª edição como política de Estado e atrai público de diversas regiões.
A cerimônia de abertura aconteceu no palco montado na região da Ferradura, em frente ao Casario do Porto, onde o atual deputado estadual Zeca do PT foi homenageado como criador do Festival. O também ex-governador Reinaldo Azambuja, que deu continuidade ao projeto durante seus mandatos, elogiou a estrutura montada na orla portuária e a programação que mantém o evento como um símbolo de integração cultural sul-americana.
“Esse cara aqui foi um visionário e criou o Festival América do Sul”, afirmou o deputado Paulo Duarte, destacando a importância da continuidade do projeto por diferentes gestões estaduais.
“Estou muito feliz de ver a beleza desse festival, que representa uma ponte entre os povos da América do Sul”, disse Azambuja, ressaltando a diversidade da programação.
Para o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, a realização do festival no Porto Geral representa uma “virada de chave” para o turismo e a revitalização urbana da cidade. “Esse é o olhar diferenciado do governador Eduardo Riedel com Corumbá”, destacou.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, comandada por Marcelo Miranda, e deve movimentar a economia local com expectativa de público superior a 80 mil pessoas até o encerramento, no domingo.
Além das autoridades estaduais, participaram da abertura os deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, o deputado estadual Junior Mochi e representantes da sociedade civil. Antes da solenidade, um cortejo carnavalesco percorreu o porto, resgatando o espírito popular da festa.
Os vencedores do concurso estudantil “Soy Loco Por Ti América” também foram premiados, em uma cerimônia que reforça a importância do envolvimento das escolas e da juventude na valorização da cultura e história da região. O tema de 2025 foi o Forte Coimbra, símbolo da resistência e da identidade local.
Na programação musical, o destaque desta sexta-feira (16) é o show do rapper Xamã, que se apresenta no palco principal do festival.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleições 2026: maior ou menor motivação que 2024?
Leia Mais
PF revela áudios de agente que planejava prender Moraes e esperava “canetada” de Bolsonaro para agir
Leia Mais
Motociclista morre atropelado por caminhão após colisão na BR-163 em Campo Grande
Leia Mais
Vereadora Luiza Ribeiro pede demissão do presidente da Agetran por omissão em superlotação de ônibus
Municípios