Interior / Coxim
Coxim celebra 127 anos com desfile, cavalgada e shows musicais
Programação reúne atrações culturais, religiosas e esportivas ao longo do fim de semana no município do norte de MS
11/04/2025
09:20
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O município de Coxim, localizado a 253 quilômetros de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira (11) seus 127 anos de emancipação político-administrativa com uma programação recheada de atrações culturais, religiosas e esportivas. A cidade, que tem 32.151 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, prepara três dias de festividades para marcar a data.
O tradicional desfile cívico, um dos pontos altos da celebração, ocorre na manhã desta sexta-feira (11), às 7h, na Rua Antônio de Albuquerque, no centro da cidade. À tarde, acontece a Marcha para Jesus, com concentração na Praça João Ferreira de Albuquerque e apresentações musicais logo após.
À noite, o público poderá curtir shows com João Haroldo & Betinho, Fábio Costa e DJ Eder Marques, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN).
No sábado (12), a Cavalgada de Coxim tomará as ruas da cidade, seguida por uma série de atrações musicais, com destaque para os shows de João Bosco & Vinícius, Luana Loureiro e novamente DJ Eder Marques.
A programação esportiva inclui a largada da Trilha Pantanal Coxim, com jipeiros do TCP/MS, às 8h, e a grande final da Copa Coxim, às 17h, no Estádio André Borges.
O domingo (13) reserva ainda o 5º Marathon AMCC Coxim, a partir das 7h, e uma nova cavalgada, com saída da Praça da Sanesul. Ao meio-dia, haverá almoço com churrasco no CTN, seguido de shows de Belchior e Lorenzo e Banda.
O encerramento das festividades será com uma Missa de Ação de Graças, às 19h, na Catedral São José.
Durante a programação de aniversário, a prefeitura também promove a inauguração do Cine Coxim, no Anfiteatro José Guedes de Melo, que exibirá sessões de cinema gratuitas para alunos da rede municipal ao longo de todo o mês de abril.
As raízes históricas de Coxim remontam ao século XVII, quando bandeirantes paulistas chegaram à região originalmente habitada pelos indígenas Caiapós. O local tornou-se ponto estratégico para o trajeto até as minas de ouro em Cuiabá, com navegação pelos rios Paraná, Paraguai, Pardo e Coxim — este último deu nome à cidade.
A emancipação político-administrativa ocorreu em 11 de abril de 1898, mas o município foi formalmente estabelecido por meio da Lei Estadual nº 1.262, de 1992, quando o então distrito de Alcinópolis foi desmembrado. Hoje, Coxim é um dos principais polos econômicos, culturais e turísticos do norte sul-mato-grossense, com destaque para o ecoturismo e a tradição agropecuária.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Coronel David solicita construção de nova sede para o 1º BPM em Campo Grande
Leia Mais
Deputados debatem crise na saúde e destacam papel da Cassems em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Renato Câmara cobra medidas do governo para salvar setor leiteiro em crise em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Projeto prevê multa para agressões e ofensas contra profissionais da saúde pública em MS
Municípios