Interior / Coxim
Coxim celebra 127 anos com desfile, cavalgada e shows musicais
Programação reúne atrações culturais, religiosas e esportivas ao longo do fim de semana no município do norte de MS
11/04/2025
09:20
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O município de Coxim, localizado a 253 quilômetros de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira (11) seus 127 anos de emancipação político-administrativa com uma programação recheada de atrações culturais, religiosas e esportivas. A cidade, que tem 32.151 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, prepara três dias de festividades para marcar a data.
O tradicional desfile cívico, um dos pontos altos da celebração, ocorre na manhã desta sexta-feira (11), às 7h, na Rua Antônio de Albuquerque, no centro da cidade. À tarde, acontece a Marcha para Jesus, com concentração na Praça João Ferreira de Albuquerque e apresentações musicais logo após.
À noite, o público poderá curtir shows com João Haroldo & Betinho, Fábio Costa e DJ Eder Marques, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN).
No sábado (12), a Cavalgada de Coxim tomará as ruas da cidade, seguida por uma série de atrações musicais, com destaque para os shows de João Bosco & Vinícius, Luana Loureiro e novamente DJ Eder Marques.
A programação esportiva inclui a largada da Trilha Pantanal Coxim, com jipeiros do TCP/MS, às 8h, e a grande final da Copa Coxim, às 17h, no Estádio André Borges.
O domingo (13) reserva ainda o 5º Marathon AMCC Coxim, a partir das 7h, e uma nova cavalgada, com saída da Praça da Sanesul. Ao meio-dia, haverá almoço com churrasco no CTN, seguido de shows de Belchior e Lorenzo e Banda.
O encerramento das festividades será com uma Missa de Ação de Graças, às 19h, na Catedral São José.
Durante a programação de aniversário, a prefeitura também promove a inauguração do Cine Coxim, no Anfiteatro José Guedes de Melo, que exibirá sessões de cinema gratuitas para alunos da rede municipal ao longo de todo o mês de abril.
As raízes históricas de Coxim remontam ao século XVII, quando bandeirantes paulistas chegaram à região originalmente habitada pelos indígenas Caiapós. O local tornou-se ponto estratégico para o trajeto até as minas de ouro em Cuiabá, com navegação pelos rios Paraná, Paraguai, Pardo e Coxim — este último deu nome à cidade.
A emancipação político-administrativa ocorreu em 11 de abril de 1898, mas o município foi formalmente estabelecido por meio da Lei Estadual nº 1.262, de 1992, quando o então distrito de Alcinópolis foi desmembrado. Hoje, Coxim é um dos principais polos econômicos, culturais e turísticos do norte sul-mato-grossense, com destaque para o ecoturismo e a tradição agropecuária.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies nesta terça-feira
Leia Mais
Mitos e verdades do empréstimo consignado como aproveitar os benefícios com segurança
Leia Mais
Com saída de Eduardo Leite para o PSD, Riedel poderá ser o último governador do PSDB no país
Leia Mais
Mãe acusa GCM de execução e remoção de provas após morte de jovem em Campo Grande
Municípios