Política / Assembleia Legislativa
Projeto de Hashioka propõe até 50% de desconto no IPVA para veículos híbridos em MS
Proposta amplia benefícios fiscais já concedidos a elétricos e incentiva transição para mobilidade limpa
10/04/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou, nesta quinta-feira (10), durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o Projeto de Lei 85/2025, que propõe a inclusão de desconto de até 50% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para automóveis híbridos registrados no estado.
A proposta altera dispositivos da Lei Estadual 1.810/1997, ampliando os benefícios tributários já concedidos a veículos elétricos e visa incentivar a adoção de tecnologias de menor impacto ambiental, alinhando o Estado ao esforço global de redução de emissões de gases poluentes.
O texto acrescenta um novo inciso ao Artigo 153 da lei, e, segundo Hashioka, representa mais um mecanismo de incentivo fiscal à substituição gradual da frota por veículos com menor pegada ambiental.
“A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental têm impulsionado governos ao redor do mundo a adotarem políticas públicas que promovam a redução da emissão de gases poluentes. Aqui no Brasil, diversos estados já implementaram benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos”, justificou o parlamentar.
O projeto é fundamentado no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e reconhece os veículos híbridos como alternativa de transição rumo a uma mobilidade totalmente limpa. A tecnologia híbrida, que combina motor à combustão e propulsão elétrica, permite maior eficiência energética e menor emissão de poluentes.
“Em Mato Grosso do Sul, já houve uma modificação na Lei visando implementar incentivos fiscais para veículos elétricos. Agora é a vez dos híbridos”, afirmou Hashioka.
O Projeto de Lei 85/2025 segue agora para análise da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alems. Se aprovado, poderá beneficiar diretamente proprietários e consumidores interessados na transição para veículos mais sustentáveis, além de fomentar o mercado local de veículos híbridos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios