Campo Grande (MS), Quinta-feira, 17 de Abril de 2025

Política / Direitos do Consumidor

Projeto de Lei quer obrigar transportadoras a fixarem data e turno de entrega em MS

Proposta do deputado Paulo Duarte atualiza legislação de 2010 e amplia proteção aos consumidores

08/04/2025

14:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou nesta terça-feira (8) um projeto de lei que obriga transportadoras e fornecedores de bens e serviços em Mato Grosso do Sul a definirem data e turno para entregas realizadas ao consumidor. A medida propõe uma atualização da Lei nº 3.903/2010, também de autoria do parlamentar, e tem como foco garantir maior previsibilidade e respeito ao tempo dos consumidores.

Segundo o deputado, ainda é comum que transportadoras atuem sem oferecer um horário definido para entregas, o que obriga os clientes a reorganizarem suas rotinas ou a perderem compromissos importantes para aguardar a chegada de produtos ou prestação de serviços. “Ainda hoje o consumidor se depara com a livre estipulação de data, hora e turno quando se trata das transportadoras de bens”, explicou Duarte.

Justificativa do projeto

“Criamos mais um mecanismo de defesa e proteção aos consumidores”, afirmou Paulo Duarte.

Mesmo com a possibilidade de acompanhamento virtual, o parlamentar afirma que, na prática, as previsões de entrega raramente são cumpridas pelas empresas. “Na maioria das vezes o transportador descumpre o estabelecido, levando o consumidor a prejuízos”, completou.

Entre os principais problemas enfrentados, estão casos em que as transportadoras devolvem o produto à loja por ausência do cliente no local de entrega, obrigando o consumidor a entrar em um processo burocrático e desgastante para reaver o dinheiro gasto ou recuperar créditos investidos.

Impacto da proposta

O projeto de lei pretende tornar obrigatória a definição de data e turno para entrega, mesmo quando realizada por empresas terceirizadas de transporte, como forma de responsabilizar as transportadoras pela comunicação e cumprimento dos prazos estabelecidos.

A matéria agora segue para análise das comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, antes de ser votada em plenário.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: