Meio Ambiente e Indústria Sustentável
Eldorado Brasil reforça compromisso com inovação e sustentabilidade em novo relatório
Empresa investe em energia limpa, ampliação de florestas e governança ética; produção de celulose bate recorde mesmo com parada técnica
02/04/2025
10:00
DA REDAÇÃO
Área de conservação mantida pela Eldorado em Mato Grosso do Sul ©DIVULGAÇÃO
A Eldorado Brasil Celulose apresentou nesta quarta-feira (2) seu Relatório de Sustentabilidade 2024, destacando os principais avanços em sua agenda ESG (ambiental, social e de governança). Com foco em inovação tecnológica, eficiência energética e impacto socioeconômico, a companhia fortalece sua posição como referência global no setor de celulose.
Entre os destaques do relatório está a inauguração do Centro de Tecnologia Florestal ELDTECH, em Andradina (SP), que reúne sete laboratórios especializados em áreas como biotecnologia, melhoramento genético, pragas e nutrição de solo. A estrutura visa acelerar o desenvolvimento sustentável e o manejo florestal de alta performance.
⚡ Energia renovável e inovação industrial A empresa também anunciou a adoção de novas soluções de energia limpa, como o uso de efluentes tratados para geração de eletricidade, abastecendo prédios administrativos do complexo em Três Lagoas (MS). Além disso, substituiu combustíveis fósseis por energia elétrica renovável na Usina Termelétrica Onça Pintada (UTOP), que transforma biomassa residual em energia.
Em 2024, a Eldorado atingiu 1,786 milhão de toneladas de celulose produzidas, mesmo com parada geral de manutenção, reforçando a eficiência industrial da companhia. Os produtos são exportados para mais de 40 países, com rastreabilidade e certificações internacionais.
“Toda a cadeia da Eldorado é pautada por inovação e sustentabilidade, atendendo aos mercados mais exigentes do mundo. Nosso relatório reforça esse compromisso com os stakeholders e o meio ambiente”, afirma Elcio Trajano Jr., diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação.
🌳 Mais florestas, menos carbono A área de florestas plantadas cresceu de 283 mil para 296 mil hectares em 2024. A empresa também mantém 101 mil hectares de área de conservação, tornando-se superavitária na emissão de gases de efeito estufa. Em 12 anos, a Eldorado removeu 12 vezes mais GEE do que emitiu (escopos 1 e 2).
🚛 Logística eficiente e sustentável A empresa opera com uma frota moderna de 236 caminhões euro 5 e euro 6, com idade inferior a dois anos e tecnologia embarcada, reduzindo emissões. No Porto de Santos (SP), a EBLog — terminal portuário da companhia — aumentou em 30% a produtividade média de embarque em seu primeiro ano.
🧠 Governança e ética Na frente de governança, a Eldorado renovou sua adesão ao Pacto Global da ONU, com treinamento de mais de 4 mil colaboradores em compliance e a criação dos “Multiplicadores da Ética”, grupo com 66 profissionais responsáveis por disseminar boas práticas corporativas.
👥 Impacto socioeconômico Com 5,2 mil colaboradores, dos quais 4,5 mil estão em Mato Grosso do Sul, a Eldorado também movimenta a economia regional ao contratar 690 fornecedores, sendo 92% locais. Isso reforça o papel da empresa na geração de renda, empregos e desenvolvimento local.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF dá 90 dias para Governo de MS e 74 municípios prestarem contas sobre emendas Pix
Leia Mais
Deputados votam quatro projetos nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Pesquisa Genial/Quaest: Lula lidera cenários de 2º turno em 2026 contra nomes da direita
Leia Mais
Homem é morto a facadas em Paranhos e namorada é a principal suspeita
Municípios