Procedimentos cosméticos contra rugas pode levar à cegueira permanente, adverte novo estudo.
|
Foto: Reprodução / DailyMail |
A injeção de substâncias na testa das pessoas pode, em casos raros, causar danos irreversíveis aos olhos. Os cientistas norte-americanos dizem que a injeção de gordura ou colágeno na pele para suavizar rugas geralmente é seguro. No entanto, eles alertam que a Food and Drug Administration, o FDA, só suporta a utilização de substâncias na parte central do rosto - como ao redor da boca.
“Embora estas substâncias não sejam oficialmente aprovadas para uso perto dos olhos, elas são comumente usadas para remover rugas ao redor dos olhos”, disse o Dra. Michelle Carle, da Retina Vítreo Associates Medical Group em Los Angeles, EUA.
Em um estudo publicado na revista JAMA Ophtalmology, relata que três pessoas foram cegados pelo procedimento. Eles dizem que isso pode ocorrer se o enchimento se infiltra acidentalmente em vasos sanguíneos e encontra seu caminho na artéria do olho.
Se isso acontecer, eles dizem, o fornecimento de sangue para o olho pode ser bloqueado.
|
Foto: Reprodução / DailyMail |
A Dra. Carle disse ao portal Live Science: "Embora esta complicação seja muito rara, ela é muito significativa. A contusão vai embora, mas a perda de visão é permanente." Como resultado, ela diz que todos os médicos devem explicar o risco para seus pacientes antes de realizar o procedimento.
Carle é pesquisadora e, juntamente com sua equipe, estudou 3 pacientes que haviam perdido a visão após passar por um tratamento estético que consistia em aplicar substâncias para melhorar ou eliminar as rugas.
Uma das pessoas, uma mulher de 40 anos, recebeu uma injeção de colágeno para suavizar rugas em sua testa. Após o procedimento, ela descobriu que não conseguia enxergar absolutamente nada no olho esquerdo.
Outro paciente, um homem com 30 anos, teve uma experiência semelhante após o procedimento. Ele perdeu um pouco da visão do olho esquerdo. Os médicos descobriram que isso ocorreu porque o fornecimento de sangue foi bloqueado e a retina ficou comprometida.
A última paciente era uma senhora de 60 anos. Ela sofreu severa perda de visão depois de ter injetado colágeno em uma linha fina da testa.
Embora estes procedimentos não costumam causar mais do que pequenos hematomas e inchaço temporário, há relatos de pacientes que sofreram até AVC – Acidente Vascular Cerebral – após fazer uso dessa técnica extremamente difundida em consultórios de dermatologistas e clínicas de estética.
O objetivo desse estudo é obrigar que os médicos alertem aos pacientes que, mesmo com toda a segurança, este é um procedimento que pode, eventualmente, acarretar problemas de cegueira ou perda parcial da visual, ou até mesmo problemas devastadores como derrame cerebral, para que os pacientes possam estar absolutamente cientes dos riscos que estão correndo.
Por: Osmairo Valverde/JC
Foto: Reprodução / DailyMail