POLÍTICA
STF abre ano judiciário nesta segunda-feira; pauta tem casos tributários e trabalhistas
Sessão de Abertura do Ano Judiciário
03/02/2025
09:35
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta segunda-feira (03/02), o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, às 14 horas, a cerimônia que inaugura o ano judiciário de 2025. As sessões presenciais da Corte começam a partir de quarta-feira (05/02) e a pauta de fevereiro inclui o julgamento de casos relevantes nas áreas tributária e trabalhista.
Discursos e Participações
A cerimônia será conduzida pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e contará com os discursos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comparecerá ao evento e ficará a seu critério discursar. Também foram convidados os presidentes recém-eleitos da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que ainda não confirmaram presença. Logo após a cerimônia no STF, o Congresso Nacional realiza a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2025, com início às 16 horas.
Casos na Pauta do Julgamento
A pauta do STF para fevereiro prevê o julgamento de diversos casos que poderão ter impacto significativo na jurisprudência do país:
Tributação de Lucros no Exterior: Em 07 de fevereiro, o Supremo retoma o julgamento que discute a incidência de IRPJ e CSLL sobre os lucros obtidos no exterior por controladas e coligadas de empresas brasileiras. O caso, que envolve as controladas da Vale na Dinamarca, na Bélgica e em Luxemburgo, disputa R$ 22 bilhões e preocupa a União por poder alterar a jurisprudência favorável desde 2013. O julgamento ocorrerá no plenário virtual até o dia 14.
Execução Trabalhista: Em 12 de fevereiro, os ministros retomam o julgamento sobre a inclusão de empresas do mesmo grupo econômico na fase de cobrança de condenações trabalhistas. O reexame ocorre após a reinicialização do placar, motivada pelo pedido de destaque do ministro Cristiano Zanin, que visa garantir o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal.
Funrural: Entre 14 e 21 de fevereiro, o plenário virtual decidirá se mantém a suspensão, determinada pelo ministro Gilmar Mendes, de todos os processos que discutem a validade da sub-rogação do Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (Funrural). A decisão afeta empregadores rurais e tem impacto estimado de R$ 17,2 bilhões, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
ISS e PIS/Cofins na Base do ISS: Na mesma sessão virtual, a 2ª Turma do STF analisará se o ISS deve incidir sobre valores que incluem o próprio imposto e o PIS/Cofins. O processo, ajuizado pela Brazil Hospitality Group (BHG) e questionando uma lei de São Paulo, busca definir se a base de cálculo do ISS deve limitar-se ao preço do serviço prestado ou incluir a receita bruta.
Segurança Jurídica: Para o dia 26 de fevereiro, está previsto o julgamento sobre o prazo para o ajuizamento de ação rescisória quando a sentença conflitar com o entendimento do STF. A discussão gira em torno do prazo estendido, que passa a contar a partir da decisão do Supremo, em vez do trânsito em julgado, e das implicações para a coisa julgada.
Marco Temporal: A comissão responsável por buscar um acordo sobre a Lei do Marco Temporal retoma os trabalhos neste mês, com quatro encontros previstos e prazo final para conclusão em 28 de fevereiro. A comissão, criada em agosto e prorrogada em dezembro, tem realizado audiências com o objetivo de propor ao Congresso um anteprojeto de lei que substitua a norma atual, a qual recriou o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O tema voltou ao STF para conciliação sob a condução do relator Gilmar Mendes.
A abertura do ano judiciário pelo STF promete marcar um período decisivo para o avanço das discussões jurídicas e para a consolidação de entendimentos que podem influenciar a política tributária e trabalhista do país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios