Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

FIM DE FÉRIAS

Sebrae/MS retoma atendimento presencial com grande busca por serviços

Empreendedores procuram orientações para gestão e regularização ao reabrir unidades em diversas cidades

06/01/2025

22:00

DA REDAÇÃO

Grande procura de empreendedores marca retorno do atendimento presencial no Sebrae/MS após recesso coletivo

Com o início de um novo ano, o Sebrae/MS retomou, nesta segunda-feira (6), o atendimento presencial em suas unidades localizadas em Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas, após período de recesso. A reabertura foi marcada por grande procura de empreendedores em busca de orientações para regularização de pendências e gestão de empresas.

“O começo de ano é sempre assim. As pessoas buscam resolver suas pendências. O microempreendedor individual, principalmente, procura verificar o reenquadramento. Aqueles que tiveram um faturamento superior ao limite vão verificar essa questão. Também temos muita emissão de guias do DAS, e outros já começam o ano olhando para o imposto de renda”, afirma Rodrigo Maia, gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS.

Maia destaca que grande parte dos serviços está disponível on-line, facilitando a vida dos empreendedores. “Há opções como o aplicativo do Sebrae, que permite a emissão de guias, e o portal Empresas & Negócios do governo federal, onde é possível realizar o cadastro como MEI”, complementa.

A maior parte de quem busca atendimento presencial está formalizada como microempreendedora individual (MEI), segmento cujo faturamento anual pode chegar até R$ 81 mil. Em Mato Grosso do Sul, há 158 mil empreendedores cadastrados nesta categoria, segundo dados da Receita Federal.

Na manhã desta segunda-feira, o casal Antonio Nelton e Maria Gonçalves, proprietários de uma empresa prestadora de serviços, compareceu ao Sebrae em Campo Grande para esclarecer dúvidas sobre os critérios para manter o enquadramento como MEI. “A nossa empresa está ativa desde 2017, com o apoio do Sebrae. Era uma loja pequena, fechamos e incluímos na empresa a prestação de serviços, e estamos tocando assim desde então. Sempre que precisamos, somos bem atendidos pelo Sebrae”, relatou Antonio.

Alex Barbosa, empreendedor do ramo de pirotecnia, também procurou a sede para obter informações sobre regularização como MEI. “Vim aproveitar agora que o ano começou porque aqui o atendimento é bom e é rápido. Já é a terceira vez que conto com o Sebrae”, pontuou.

Para quem deseja obter mais informações sobre empreendedorismo ou como abrir um negócio, o portal do Sebrae oferece conteúdo gratuito na modalidade Ensino a Distância (EAD), abordando temas como gestão financeira e marketing digital. O horário de atendimento presencial varia conforme a localização: das 8h às 17h na sede e no Sebrae Parati/Aero Rancho em Campo Grande; e das 8h às 12h e das 14h às 17h no interior do estado. Dúvidas também podem ser esclarecidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.

Unidades Sebrae em Mato Grosso do Sul

  • Campo Grande:
    Sede (Av. Mato Grosso, 1.661)
    Sebrae Parati/Aero Rancho (R. da Divisão, 545)
  • Corumbá:
    Centro Sebrae Pantanal (Av. Rio Branco, 1180)
  • Coxim:
    Sebrae Coxim (Av. Salgado Filho, 105)
  • Dourados:
    Sebrae Dourados (R. Pres. Kenedy, 855)
  • Três Lagoas:
    Sebrae Três Lagoas (R. Zuleide Pérez Tabox, 826)
  • Bonito:
    Sebrae Bonito e Polo Sebrae de Ecoturismo (Cel Pilad Rebua, 2480)

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