Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Após articulação do senador Nelsinho Trad, ANTT mantém ramal de Ponta Porã na Malha Oeste

Decisão atende demandas de lideranças sul-mato-grossenses e fortalece economia regional

23/12/2024

16:25

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a manutenção do ramal ferroviário de Ponta Porã como opcional na relicitação da Malha Oeste, atendendo às articulações do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e de outras lideranças de Mato Grosso do Sul. A decisão foi oficializada na última semana, após a aprovação do relatório final da Audiência Pública nº 5/2023, realizada em abril e maio do ano passado em Campo Grande e Brasília.

Articulação e Apoio Regional

Em abril, o senador Nelsinho Trad liderou um encontro com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanhado pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), o prefeito Eduardo Campos de Ponta Porã e outras lideranças regionais. Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância do ramal de 355 km para o fortalecimento da economia estadual, especialmente para o escoamento da produção agrícola dos municípios de Maracaju, Sidrolândia e Ponta Porã. “Trabalhamos intensamente para que as demandas da nossa região fossem ouvidas e atendidas, garantindo que o ramal de Ponta Porã permanecesse no projeto de concessão”, ressaltou o senador.

Decisão da ANTT e Próximos Passos

A decisão da ANTT não apenas manteve o ramal de Ponta Porã, mas também incorporou outras sugestões apresentadas durante as audiências públicas. Entre as medidas adotadas estão a definição de trechos mínimos obrigatórios que a concessionária deverá considerar em sua proposta e a possibilidade de apresentar propostas para trechos adicionais da Malha Oeste. Com isso, o plano de outorga será agora encaminhado ao Ministério dos Transportes, que definirá os próximos passos para a concessão.

Impacto Econômico e Social

A inclusão do ramal de Ponta Porã é vista como um passo estratégico para o desenvolvimento econômico da região pantaneira. O trecho ferroviário facilitará o transporte de produtos agrícolas, aumentando a eficiência logística e reduzindo custos para os produtores locais. Além disso, a modernização da malha ferroviária contribuirá para a geração de empregos e para o fortalecimento das cadeias produtivas em Mato Grosso do Sul.

Compromisso com a Modernização

“Vamos acompanhar de perto todo o processo para assegurar que os investimentos necessários sejam realizados e que nossa malha ferroviária seja modernizada, para atender às necessidades do nosso Estado e contribuir com o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul”, concluiu o senador Nelsinho Trad. Ele reafirmou o compromisso de monitorar a implementação das obras e de garantir que a infraestrutura ferroviária atenda aos padrões de eficiência e segurança exigidos.

Recomendações e Conclusão

A ANTT enfatizou que a manutenção do ramal de Ponta Porã como opcional permitirá uma maior flexibilidade na escolha das concessionárias, incentivando a competitividade e a qualidade dos serviços prestados. A decisão também reflete a importância do diálogo entre o poder público e as lideranças regionais para o desenvolvimento sustentável e equilibrado das regiões atendidas pela Malha Oeste.

Com a continuidade do ramal de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul fortalece sua posição no cenário nacional, promovendo um crescimento econômico robusto e sustentável, alinhado às necessidades dos produtores locais e às demandas de infraestrutura do estado.


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