Campo Grande (MS), Domingo, 09 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Após articulação do senador Nelsinho Trad, ANTT mantém ramal de Ponta Porã na Malha Oeste

Decisão atende demandas de lideranças sul-mato-grossenses e fortalece economia regional

23/12/2024

16:25

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a manutenção do ramal ferroviário de Ponta Porã como opcional na relicitação da Malha Oeste, atendendo às articulações do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e de outras lideranças de Mato Grosso do Sul. A decisão foi oficializada na última semana, após a aprovação do relatório final da Audiência Pública nº 5/2023, realizada em abril e maio do ano passado em Campo Grande e Brasília.

Articulação e Apoio Regional

Em abril, o senador Nelsinho Trad liderou um encontro com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanhado pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), o prefeito Eduardo Campos de Ponta Porã e outras lideranças regionais. Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância do ramal de 355 km para o fortalecimento da economia estadual, especialmente para o escoamento da produção agrícola dos municípios de Maracaju, Sidrolândia e Ponta Porã. “Trabalhamos intensamente para que as demandas da nossa região fossem ouvidas e atendidas, garantindo que o ramal de Ponta Porã permanecesse no projeto de concessão”, ressaltou o senador.

Decisão da ANTT e Próximos Passos

A decisão da ANTT não apenas manteve o ramal de Ponta Porã, mas também incorporou outras sugestões apresentadas durante as audiências públicas. Entre as medidas adotadas estão a definição de trechos mínimos obrigatórios que a concessionária deverá considerar em sua proposta e a possibilidade de apresentar propostas para trechos adicionais da Malha Oeste. Com isso, o plano de outorga será agora encaminhado ao Ministério dos Transportes, que definirá os próximos passos para a concessão.

Impacto Econômico e Social

A inclusão do ramal de Ponta Porã é vista como um passo estratégico para o desenvolvimento econômico da região pantaneira. O trecho ferroviário facilitará o transporte de produtos agrícolas, aumentando a eficiência logística e reduzindo custos para os produtores locais. Além disso, a modernização da malha ferroviária contribuirá para a geração de empregos e para o fortalecimento das cadeias produtivas em Mato Grosso do Sul.

Compromisso com a Modernização

“Vamos acompanhar de perto todo o processo para assegurar que os investimentos necessários sejam realizados e que nossa malha ferroviária seja modernizada, para atender às necessidades do nosso Estado e contribuir com o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul”, concluiu o senador Nelsinho Trad. Ele reafirmou o compromisso de monitorar a implementação das obras e de garantir que a infraestrutura ferroviária atenda aos padrões de eficiência e segurança exigidos.

Recomendações e Conclusão

A ANTT enfatizou que a manutenção do ramal de Ponta Porã como opcional permitirá uma maior flexibilidade na escolha das concessionárias, incentivando a competitividade e a qualidade dos serviços prestados. A decisão também reflete a importância do diálogo entre o poder público e as lideranças regionais para o desenvolvimento sustentável e equilibrado das regiões atendidas pela Malha Oeste.

Com a continuidade do ramal de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul fortalece sua posição no cenário nacional, promovendo um crescimento econômico robusto e sustentável, alinhado às necessidades dos produtores locais e às demandas de infraestrutura do estado.


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