POLÍTICA
Paulo Duarte solicita medidas urgentes de fiscalização contra queimadas urbanas em Corumbá
Deputado estadual pede mobilização de órgãos para combater incêndios na região
11/12/2024
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de garantir a adoção de medidas urgentes para a tomada de ações de fiscalização de terrenos abandonados e propícios a queimadas na região urbana dos municípios de Corumbá e Ladário, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou uma indicação para que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil mobilize todos os órgãos estaduais para atuarem no combate aos incêndios na região. A solicitação foi feita durante a sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o deputado, o avanço das queimadas reforça os alertas feitos por especialistas de que a seca severa no bioma pantaneiro poderá aumentar o número de incêndios não apenas nas áreas florestais, mas também nas áreas urbanas.
“Estamos vivendo uma situação peculiar. A seca este ano, no bioma pantaneiro, chegou mais cedo e os focos de queimadas estão consumindo a região de uma forma jamais vista”, lamenta o parlamentar.
Dados do Programa Queimada, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram um aumento de 898% nos focos de incêndio em comparação aos últimos três anos (2021 a 2023).
A situação atual representa um retrocesso para os municípios afetados, comprometendo a segurança e o bem-estar das comunidades locais. A mobilização de órgãos estaduais é essencial para implementar ações preventivas e de combate eficazes, reduzindo os riscos de incêndios descontrolados e protegendo o meio ambiente e a população.
O deputado Paulo Duarte enfatiza a importância da cooperação entre os órgãos estaduais para enfrentar a crise das queimadas urbanas. A indicação apresentada busca garantir que todas as instâncias responsáveis trabalhem de forma integrada, utilizando recursos e estratégias adequadas para mitigar os impactos dos incêndios.
A solicitação de Paulo Duarte reflete a urgência em enfrentar a crescente ameaça das queimadas urbanas em Corumbá e Ladário, destacando a necessidade de ações coordenadas e eficazes para proteger as áreas urbanas e o bioma pantaneiro de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios