POLÍTICA
Paulo Duarte solicita medidas urgentes de fiscalização contra queimadas urbanas em Corumbá
Deputado estadual pede mobilização de órgãos para combater incêndios na região
11/12/2024
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de garantir a adoção de medidas urgentes para a tomada de ações de fiscalização de terrenos abandonados e propícios a queimadas na região urbana dos municípios de Corumbá e Ladário, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou uma indicação para que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil mobilize todos os órgãos estaduais para atuarem no combate aos incêndios na região. A solicitação foi feita durante a sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o deputado, o avanço das queimadas reforça os alertas feitos por especialistas de que a seca severa no bioma pantaneiro poderá aumentar o número de incêndios não apenas nas áreas florestais, mas também nas áreas urbanas.
“Estamos vivendo uma situação peculiar. A seca este ano, no bioma pantaneiro, chegou mais cedo e os focos de queimadas estão consumindo a região de uma forma jamais vista”, lamenta o parlamentar.
Dados do Programa Queimada, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram um aumento de 898% nos focos de incêndio em comparação aos últimos três anos (2021 a 2023).
A situação atual representa um retrocesso para os municípios afetados, comprometendo a segurança e o bem-estar das comunidades locais. A mobilização de órgãos estaduais é essencial para implementar ações preventivas e de combate eficazes, reduzindo os riscos de incêndios descontrolados e protegendo o meio ambiente e a população.
O deputado Paulo Duarte enfatiza a importância da cooperação entre os órgãos estaduais para enfrentar a crise das queimadas urbanas. A indicação apresentada busca garantir que todas as instâncias responsáveis trabalhem de forma integrada, utilizando recursos e estratégias adequadas para mitigar os impactos dos incêndios.
A solicitação de Paulo Duarte reflete a urgência em enfrentar a crescente ameaça das queimadas urbanas em Corumbá e Ladário, destacando a necessidade de ações coordenadas e eficazes para proteger as áreas urbanas e o bioma pantaneiro de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu impulsiona parcerias estaduais para transformar a cidade
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Aulas voltam em fevereiro em MS com uso de celulares proibido
Municípios