PREVISÃO DO TEMPO
Sábado será de calor intenso em MS, com máxima de 42°C em Corumbá
Altas temperaturas atingem diversas regiões do Estado, com máximas chegando a 42°C neste sábado (5)
05/10/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Neste sábado (5), Mato Grosso do Sul será marcado por um calor intenso e tempo seco, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica no Estado. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as temperaturas podem ultrapassar os 40°C em várias cidades, com previsão de máxima de 42°C em Corumbá.
Em Campo Grande, a capital do Estado, a mínima é de 22°C e a máxima deve atingir 35°C. Os termômetros registraram 25,7°C às 6h da manhã, mas a temperatura subirá ao longo do dia, podendo chegar a 37°C.
Na região pantaneira, o calor será ainda mais intenso. Em Corumbá, a maior temperatura do Estado, com termômetros marcando até 42°C. Já em Aquidauana e Porto Murtinho, a previsão é de máximas de 40°C.
Na região leste, em Paranaíba e Três Lagoas, as máximas devem atingir 38°C e 35°C, respectivamente. Em Anaurilândia, a previsão é de 32°C, uma das menores temperaturas máximas do Estado.
Na região sul, Dourados deve registrar temperaturas entre 20°C e 35°C, enquanto Ponta Porã deve ficar entre 19°C e 33°C, e Iguatemi pode alcançar até 34°C.
Na região norte, o calor também não dará trégua. Em Coxim, as temperaturas variam entre 24°C e 39°C, e em São Gabriel do Oeste, a mínima é de 21°C e a máxima de 39°C. Já em Camapuã, os termômetros devem marcar até 37°C.
Apesar de um início de manhã com temperaturas mais amenas e ventos fracos em diversas regiões do Estado, como em Campo Grande, onde a sensação térmica foi de 20°C nas primeiras horas do dia, o calor extremo predominará ao longo do sábado. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não se engane com a brisa matinal, pois o calor será intenso em todo o Mato Grosso do Sul, com os termômetros podendo atingir marcas históricas de 42°C.
As altas temperaturas são causadas pela presença de um sistema de alta pressão atmosférica que mantém o tempo firme e sem chuva em praticamente todo o Estado, favorecendo o calor e a baixa umidade do ar. Esta condição exige atenção redobrada da população para hidratação e cuidados com a saúde, especialmente nos horários de pico de calor, entre o meio-dia e as 15h.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Municípios