DESFILE DA INDEPENDÊNCIA
Com atraso de 1h, estudantes abrem desfile da Independência em Campo Grande
Evento reúne cerca de 4 mil participantes e deve durar aproximadamente duas horas
07/09/2024
09:30
CGN
DA REDAÇÃO
Em início de desfile, estudantes da rede estadual carregam as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)
Neste sábado (7), o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil começou com uma hora de atraso em Campo Grande, mas atraiu grande público, com arquibancadas lotadas ao longo da Rua 13 de Maio. O evento, que conta com a participação de cerca de quatro mil integrantes, teve início por volta das 9h10, com a apresentação de organizações civis e escolas públicas. A previsão é de que o desfile dure cerca de duas horas.
A solenidade de abertura começou às 8h40, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras. O governador Eduardo Riedel (PSDB) foi responsável por hastear a bandeira do Brasil, o general Luiz Fernando Estorilho Baganha, do CMO (Comando Militar do Oeste), hasteou a bandeira de Mato Grosso do Sul, e a prefeita Adriane Lopes (PP) hasteou a bandeira de Campo Grande. Após o hasteamento, uma estudante de escola municipal acendeu a Chama Sagrada da Pátria, seguida pela execução do Hino da Independência.
Entre as autoridades presentes no palanque estavam a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado Gerson Claro (PP), o deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), o deputado federal Luiz Ovando (PP) e outros secretários do governo estadual.
O desfile começou oficialmente com a participação da Cidade dos Meninos, seguida pelo Instituto Bethel Flores do Oriente e a Ordem Demolay. Logo após, as escolas públicas estaduais tomaram conta da avenida, com destaque para a Escola Estadual Neyder Sueli, Escola Estadual São Francisco e Escola Estadual 26 de Agosto.
Também desfilaram as escolas cívico-militares Marçal de Souza e Professor Tito, além de projetos sociais como o Projeto Florestinha da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o Projeto Bom de Bola da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). Estudantes do Colégio Militar de Campo Grande também marcaram presença no desfile.
Após a participação das escolas e organizações civis, foi a vez do desfile a pé dos membros das Forças Armadas, com representantes do Exército e da Força Aérea Brasileira. Em seguida, as forças de segurança pública desfilaram, incluindo a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal. O evento se encerra com a passagem de veículos motorizados das forças de segurança pública, marcando o fechamento da celebração.
A organização do evento espera que cerca de 10 mil pessoas acompanhem o desfile ao longo da Rua 13 de Maio, entre as ruas Antônio Maria Coelho e 15 de Novembro. Devido ao calor intenso e à baixa umidade do ar, recomenda-se que o público se hidrate constantemente, use roupas leves e se proteja do sol com bonés e chapéus.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios