BATAGUASSU
Irmãos de 6 e 8 anos são resgatados em situação de abandono e sem comida em Bataguassu
Crianças foram encontradas sozinhas e em condições precárias após ficarem horas sem notícias dos pais, que estão desaparecidos.
30/08/2024
15:00
CE
DA REDAÇÃO
Conselho Tutelar foi acionado após a Polícia encontrar os dois irmãos abandonados - Foto: Divulgação
Dois irmãos, um de seis e outro de oito anos, foram resgatados em condições insalubres e sem comida em uma casa em Bataguassu, após passarem horas sem qualquer contato com os pais, que supostamente os abandonaram.
Os agentes responsáveis pelo resgate foram acionados por um conselheiro tutelar às 18h para cumprir uma ordem de afastamento do lar para um homem que residia no local, possivelmente o pai ou responsável pelas crianças. Ao chegarem na residência, os irmãos abriram a porta, revelando que estavam sozinhos há cerca de seis horas e que não tinham ideia do paradeiro dos pais.
Ao inspecionar o local, os policiais notaram que a casa estava sem alimentos e em condições precárias. O irmão mais velho, de oito anos, informou que ele e o irmão prepararam mingau e macarrão para tentar "matar" a fome e que não haviam tomado banho durante o dia. O Conselho Tutelar foi acionado e as crianças foram resgatadas, enquanto o paradeiro dos pais ou responsáveis ainda é desconhecido.
Entenda o crime de abandono de incapaz - De acordo com o artigo 133 do Código Penal Brasileiro, abandonar uma pessoa incapaz de se proteger por conta própria é considerado crime, com penas que variam de seis meses a três anos de detenção. Se o abandono resultar em lesão corporal grave, a pena aumenta para um a cinco anos, e em caso de morte, a reclusão pode variar entre quatro e 12 anos. As penas também podem ser aumentadas em um terço em determinadas circunstâncias, como:
Quem é considerado incapaz pela lei? - A lei define três tipos de incapacidade:
Para denunciar crimes contra os Direitos Humanos, disque 100. Você também pode procurar o Conselho Tutelar, a Delegacia de Polícia ou o Ministério Público da sua cidade para relatar situações de abandono ou outros tipos de violência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula avalia criar Ministério da Segurança Pública com saída de Lewandowski e mira impacto eleitoral
Leia Mais
TJMS prorroga por mais 90 dias uso de tornozeleira de prefeito afastado de Terenos e outros 14 investigados
Leia Mais
Funsat oferece 1.104 vagas em 98 profissões em Campo Grande nesta quarta-feira
Leia Mais
Com quase 3 milhões de seguidores, Simone Tebet lidera redes entre cotados ao Senado em MS
Municípios