NEGÓCIOS PARA MS
Senador Nelsinho Trad promove sessão solene dos 50 anos de relações Brasil-China
Parceria estratégica é chave para o desenvolvimento do Estado que vai abrigar a Rota Bioceânica
15/08/2024
08:31
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), promove, nesta quinta-feira (15), sessão solene conjunta no Congresso Nacional para comemorar o Dia Nacional da Imigração Chinesa e os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O ato contribui para o fortalecimento das relações comerciais, especialmente para o estado de Mato Grosso do Sul. “Com a conclusão da Rota Bioceânica, que conectará o Brasil – saindo de Porto Murtinho (MS)- diretamente ao Pacífico, via Paraguai, Argentina e Chile, Mato Grosso do Sul estará melhor posicionado para exportar seus produtos agrícolas a custo mais baixo e em menor tempo. Isso fortalece nossa economia local e posição no mercado global,” destacou o senador.
Sob a presidência do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, a sessão terá a presença também do presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados, deputado Daniel Almeida; do presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato; do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; e do presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law.
Impactos da Rota Bioceânica
O senador Nelsinho Trad já destinou R$ 41 milhões nesse projeto estratégico, que beneficia diretamente cidades como Porto Murtinho, Jardim, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Sidrolândia e Campo Grande e impacta outros 15 municípios. “A Rota Bioceânica está mudando a realidade dessas localidades, criando empregos e facilitando o comércio internacional”, afirmou o senador Nelsinho Trad.
Com a instalação de três novos portos, Mato Grosso do Sul se consolida como um centro de logística, fortalecendo sua economia e melhorando a vida de todos os sul-mato-grossenses. “As facilidades para transporte e acesso a novos mercados na China e na Índia vai tornar nosso Mato Grosso do Sul um eixo central de desenvolvimento,” reforçou.
Preparando o Estado para o futuro
O senador também destaca como as cidades ao longo da Rota Bioceânica precisam se preparar. “Fundamental que as cidades sul-mato-grossenses se organizem para atender à nova demanda, o que inclui desde a infraestrutura até o aproveitamento do potencial turístico e educacional que essa rota proporcionará,” afirmou o senador Nelsinho.
O parlamentar afirma ainda que “o evento do dia 15 celebra o passado, mas traz reflexão sobre como o futuro das relações Brasil-China podem ser ainda mais promissoras, especialmente para estados como Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho no Senado Federal é para garantir que o Estado esteja na vanguarda desse processo, aproveitando todas as oportunidades de desenvolvimento que surgirem”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios