ENTREVISTA
MÚSICA - Banda Tapioca Forró fala sobre a carreira e o Festival de Forró do Pantanal neste mês de setembro
01/09/2023
12:30
ALESSANDRA PAIM
©DIVULGAÇÃO
Com 03 meses de banda a Tapioca Forró chegou para fazer o público do MS requebrar nas pistas com o forró pé-de-serra. Segundo o fundador da banda Pedro Fattori, o intuito foi criar a banda justamente na época de festas juninas e o retorno foi muito satisfatório. A Tapioca Forró se apresentou em várias festas juninas e julinas que ocorreram em Campo Grande trazendo para o público em geral a energia e animação do tradicional forró pé-de-serra, incrementando com o forró universitário e incluindo também em seu rico repertório animado o pop rock, resultando num show pra lá de bom. A banda vem fazendo shows particulares na Capital e agora para setembro tem um super evento que é o FEFOPA - Festival de Forró do Pantanal que contará com a participação de 04 bandas de forró renomadas no cenário regional: Tapioca Forró, Ipê de Serra, Flor de Pequi e Forródiando, banda de Dourados. O evento será no dia 22 deste mês de setembro no Sunset Growler Station.Para maiores informações contatar Pedro Fattori no (67) 99962-7564 e também no Instagram da banda, no direct @tapioca. forro. Fattori concedeu esse super bate papo e falou tudo a respeito da banda, os integrantes, os shows, projetos em andamento e futuros e muitas informações dentro desse projeto incrível. O meu muito obrigada pela entrevista concedida Fattori e desejo sucesso pra banda Tapioca Forró que vem com tudo animar as noites campo-grandenses com seu forrobodó!
Segue a entrevista na íntegra:
Expressando com Alessandra Paim - Por que o nome Tapioca Forró?
Pedro Fattori_ foi uma homenagem aos meus avós que me apresentaram a cultura nordestina tanto na música quanto na culinária também. Toda vez que eu dormia na casa deles sempre tinha uma tapioquinha no café da manhã e sempre Luiz Gonzaga tocando na tv pelo meu vô seu Odilon cearense. E aí quando eu pensei em fazer uma banda de forró, uma banda voltada ao forró pé-de-serra, pensei já em uma coisa que ligasse esse universo que foi apresentado pra mim pelos meus avós, dona Neide e seu Odilon. Tapioca Forró veio esse nome na cabeça que soa muito bem e é muito gostoso.
Expressando com Alessandra Paim - Integrantes
Pedro Fattori_ os integrantes oficiais são: Pedro Fattori, Rafael Bahia e Janison Cavalcante. Como temos muitas demandas e poucos músicos, sempre que um não pode a gente chama outro integrante, até de outras bandas. Então, o Tapioca Forró já teve várias formações nesses 03 meses.
Expressando com Alessandra Paim - Influências musicais da banda
Pedro Fattori_ Forró Pé-de-Serra, o forró tradicional e dentro disso vem vários nomes como influências como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fala Mansa, Mestrinho, algumas coisas do Gilberto Gil. As influências são todas voltadas ao forró pé de serra.
Expressando com Alessandra Paim - Fale dos shows já realizados no MS e fora
Pedro Fattori_ em 03 meses a gente realizou muitos shows basicamente, posso dizer que tocamos em todos os finais de semana até agora. Justamente por ter sido uma banda que foi criada pra atender a demanda de forró pé de serra que eu já sabia que iria existir nesse período de junho e julho. E agora estamos estendendo pra setembro alguns shows já marcados. Fizemos muitos shows particulares de festas juninas, muito Arraiá e algumas festas promovidas pelo SESC também.
Expressando com Alessandra Paim - Autorais
Pedro Fattori_ não temos ainda nenhuma música autoral. Fizemos a banda com o intuito de começar a fazer shows, um trabalho bem comercial voltado a venda de shows, voltado a venda de espetáculos dentro do forró pé de serra. Mas, com o tempo pretendo incorporar algumas composições dentro do forró que eu já tenho, no repertório do Tapioca Forró. São várias canções de forró que eu já tenho e futuramente vamos incorporar aos poucos dentro do repertório e quem sabe mais pra frente gravar.
Expressando com Alessandra Paim - Receptividade do público
Pedro Fattori_ como foi uma banda voltada pra atender as festas juninas e julinas e foi muito grande essa receptividade, a gente se sentiu muito acolhido. A gente criou a banda e já saiu fazendo festa adoidado por aí e o retorno do público foi muito grande e é sempre um prazer ver a galera dançando nos nossos shows.
Expressando com Alessandra Paim - Diferencial da banda Tapioca Forró
Pedro Fattori_ pela formação da banda. Você nunca sabe quem vai estar tocando por aí, sempre pode ser um músico novo e justamente por todos os músicos serem de várias outras bandas. Se for falar sinceramente um diferencial é a possiblidade de trazer sempre músicos novos e estar sempre eu e mais outros 02 parceiros, sempre em trio nos shows. Outro diferencial é a possibilidade de fazer o forró em dupla, muitas vezes fizemos muitos shows apenas no formato em dupla e até em solo, eu faço tapioca forró baião de um, solo.
Expressando com Alessandra Paim - Repertório
Pedro Fattori_ o repertório é todo baseado no forró pé-de-serra, no forró universitário de Alceu Valença e também a gente incorpora alguma coisa regional do MS como algumas músicas do Almir Sater, Geraldo Rocca e mesclamos algumas coisas de pop rock no meio do show só pra dar um cheirinho de outras influências que a gente traz de outros estilos musicais.
Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros
Pedro Fattori_ no dia 22 de setembro, um grande projeto futuro que a gente já está mexendo é o festival de forró do MS. FEFOPA. É um festival de forró do Pantanal e estamos com 04 bandas fazendo um evento para todo o público apreciador de forró do MS. As bandas são: Tapioca Forró, Forro Ipê de Serra, Flor de Pequi e Forródiando, banda de Dourados. Esse é o maior projeto do futuro a curto prazo que estamos preparando. E o evento será no Sunset Growler Station, um lugar bem amplo e esperamos receber em torno de 400 a 600 pessoas. Esperamos atingir esse público no nosso evento.
Expressando com Alessandra Paim - Onde podemos ver o Tapioca Forró tocar em Campo Grande?
Pedro Fattori_ muitos eventos particulares. Eventualmente fazemos algumas contratações pelo SESC também. No dia 08/09 lá no SESC Seresta.
Expressando com Alessandra Paim - Qual a música mais pedida nos shows?
Pedro Fattori_ músicas clássicas de Luiz Gonzaga e também Falamansa. Uma música que as pessoas tem pedido bastante em nosso show é a música “Cheiro de Carolina” de Luiz Gonzaga.
Expressando com Alessandra Paim - Momentos marcantes
Pedro Fattori_ um dos momentos marcantes foi o primeiro show foi Tapioca Forró que ocorreu na Feira Mixturo. Fomos tocar naquela animação, com a galera toda animada, o pessoal fazendo quadrilha, ao ar livre e o pessoal dançando. Foi muito legal sendo o primeiro show, recebemos um retorno muito gratificante do público.
Expressando com Alessandra Paim - Cena local x Tapioca Forró
Pedro Fattori_ vários grupos que atendem essa demanda do forró, que tem crescido bastante. Eu posso dizer aqui no Estado o Tapioca Forró participa de uma cena do forró regional com algumas bandas como Ipê de Serra, Flor de Pequi, Ronaldo Raimundo, Menina Jurema, Gabriel Chiad, e a banda de fora que é Forródiando de Dourados. Já pode-se dizer que há uma cena local do forró pé-de-serra acontecendo.
Expressando com Alessandra Paim - Fattori, teve alguma dificuldade pra criação da banda? Fale um pouco
Pedro Fattori_ a criação dessa banda foi um momento de mudança que eu estava tendo em outro projeto que já tenho que é o Vosmecê. Com o Vosmecê a gente mudou totalmente o estilo e o caminho que estávamos trilhando. A gente tinha um trabalho dentro do forró pé de serra, como o Vosmecê a gente estava bem voltado com o trabalho autoral e a gente tinha a necessidade de cortar essa relação do Vosmecê com o forró e nesse momento, pensando nas possiblidades de trabalho, eu e a Ana decidimos deixar o Vosmecê mais autoral e conceitual da nossa música. E eu segui com uma nova banda, um novo projeto, o Tapioca Forró e desde o começo o Tapioca Forró surgiu de uma dificuldade do Vosmecê, de uma dificuldade estilística do Vosmecê e aí eu criei a banda Tapioca Forró pra atender essa demanda que a gente já trabalhava que era o pé-de-serra aqui em Campo Grande. E com isso vieram as dificuldades, começar um projeto do zero, chamar os músicos, gravar o material pra apresentar para a clientela, fazer ensaios fotográficos e tudo isso feito de uma maneira independente.
Expressando com Alessandra Paim - Qual o próximo show da banda Tapioca Forró?
Pedro Fattori_ no dia 08/09 no SESC Seresta e o FEFOPA - Festival de Forró do Pantanal - dia 22/09 que vai contar com 04 grandes bandas de forró: Tapioca Forró, Ipê de Serra, Flor de Pequi e Forródiando. Esses 02 shows ocorrem agora no mês de setembro. Além, dos shows particulares que fazemos. Peço para o público que ler essa entrevista compre o ingresso antecipado para o Festival de Forró do Pantanal que vai estar lindo demais.
Expressando com Alessandra Paim - Qual o maior desejo da banda Tapioca Forró?
Pedro Fattori_ é muito trabalho pela frente, sempre fazendo shows, fazendo as pessoas felizes, fazendo a trilha sonora da dança da galera que trabalha a semana inteira e está afim de dançar, se divertir nos finais de semana. Esse é o nosso maior desejo, continuar fazendo parte desse momento de felicidade das pessoas que saem para se divertir e pra dançar.
Expressando com Alessandra Paim - MENSAGEM
“A nossa menagem é curta e direta: Bora pro forró,”? Pedro Fattori - integrante da banda Tapioca Forró.
REFERÊNCIAS DE PESQUISAS
INSTAGRAM @TAPIOCAFORRO
https://www.youtube.com/@TapiocaForro/channels
https://www.youtube.com/watch?v=Q0afgRP1fJQ
https://www.youtube.com/watch?v=JsVMJVLi7ks
Forró pé de serra – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Conheça tudo sobre a história do forró ! | Superprof
Conheça a história do Forró, o ritmo vindo do Nordeste que encantou todo país | Adelmario Coelho
Forró universitário – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Conheça diferentes estilos de forró pelo Brasil ! (superprof.com.br)
História do Forró: pé-de-serra, universitário e eletrônico (artcetera.art)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 37 milhões neste sábado; saiba como apostar online
Leia Mais
Corumbá recebe R$ 77,8 milhões em investimentos para reconstrução após gestão de “terra arrasada”
Leia Mais
Bitto Pereira é nomeado para o Conselho Gestor do Fida e amplia protagonismo da OAB-MS
Leia Mais
Bolsonaro é internado com dores intestinais no RN e descarta cirurgia por enquanto
Municípios