TCE-MS
Tribunal de Contas começa novo levantamento sobre controladorias internas dos municípios
30/08/2023
10:54
TÂNIA SOTHER
©REPRODUÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul enviou aos controladores internos dos Poderes executivo e legislativo dos municípios do Estado um link de acesso para que eles respondam a um questionário de levantamento sobre a estrutura e funcionamentos dos sistemas de controle interno.
A pesquisa é realizada em todo o País em parceria com a Atricon, por meio do Projeto InterAgir, com o objetivo estratégico de aprimorar e fortalecer a efetividade dos Tribunais de Contas (Plano de Ação 2022-2023 da Atricon) e tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão e para o aumento da efetividade das ações de controle externo, por meio do fortalecimento do sistema de controle interno dos Municípios brasileiros.
Este questionário vai fornecer uma visão clara das áreas fortes e fracas do controle interno dos municípios, permitindo identificar as melhorias necessárias e tomar medidas para implementá-las. A iniciativa tem caráter pedagógico e não punitivo.
O questionário aborda questões sobre como o Sistema de Controle Interno está estruturado no município; de quais atividades são desenvolvidas pelo controle interno; de se os processos licitatórios são avaliados; de como a avaliação da gestão de recursos humanos é realizada etc. O prazo para que os controladores internos respondam a pesquisa é 30 de setembro.
O primeiro diagnóstico foi realizado em 2021, quando teve a participação dos controladores internos do Poder Executivo. Agora, em 2023, a pesquisa será estendida para os controladores também do Poder Legislativo.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul destaca que a resposta ao questionário é fundamental para que o TCE-MS possa conhecer a estruturação e o funcionamento do órgão de controle interno e, assim, melhor definir as ações que podem ser implementadas para o fortalecimento do sistema de controle interno.
Dúvidas devem ser encaminhadas pelo controlador interno, devidamente cadastrado no Sistema e-CJUR, ao e-mail [email protected].
Para acessar o questionário clique no link https://pesquisa.tcesc.tc.br/231525.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios