TCE-MS
Tribunal de Contas começa novo levantamento sobre controladorias internas dos municípios
30/08/2023
10:54
TÂNIA SOTHER
©REPRODUÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul enviou aos controladores internos dos Poderes executivo e legislativo dos municípios do Estado um link de acesso para que eles respondam a um questionário de levantamento sobre a estrutura e funcionamentos dos sistemas de controle interno.
A pesquisa é realizada em todo o País em parceria com a Atricon, por meio do Projeto InterAgir, com o objetivo estratégico de aprimorar e fortalecer a efetividade dos Tribunais de Contas (Plano de Ação 2022-2023 da Atricon) e tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão e para o aumento da efetividade das ações de controle externo, por meio do fortalecimento do sistema de controle interno dos Municípios brasileiros.
Este questionário vai fornecer uma visão clara das áreas fortes e fracas do controle interno dos municípios, permitindo identificar as melhorias necessárias e tomar medidas para implementá-las. A iniciativa tem caráter pedagógico e não punitivo.
O questionário aborda questões sobre como o Sistema de Controle Interno está estruturado no município; de quais atividades são desenvolvidas pelo controle interno; de se os processos licitatórios são avaliados; de como a avaliação da gestão de recursos humanos é realizada etc. O prazo para que os controladores internos respondam a pesquisa é 30 de setembro.
O primeiro diagnóstico foi realizado em 2021, quando teve a participação dos controladores internos do Poder Executivo. Agora, em 2023, a pesquisa será estendida para os controladores também do Poder Legislativo.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul destaca que a resposta ao questionário é fundamental para que o TCE-MS possa conhecer a estruturação e o funcionamento do órgão de controle interno e, assim, melhor definir as ações que podem ser implementadas para o fortalecimento do sistema de controle interno.
Dúvidas devem ser encaminhadas pelo controlador interno, devidamente cadastrado no Sistema e-CJUR, ao e-mail [email protected].
Para acessar o questionário clique no link https://pesquisa.tcesc.tc.br/231525.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro nega plano de fuga e responde a Moraes no STF
Leia Mais
Países amazônicos pedem que região fique livre de ameaças e apoiam fundo para preservação das florestas
Leia Mais
Senador Marcos do Val desafia decisão de Alexandre de Moraes e faz live com tornozeleira eletrônica
Leia Mais
Flávio Dino afirma que STF não pode ceder a coações, chantagens e ameaças
Municípios