BATAGUASSU
Prefeitura inicia Campanha de Vacinação Antirrábica em Bataguassu
Animais da zona rural já estão sendo imunizados; Na zona urbana, primeiro bairro a ser atendido será o Jardim Campo Grande nos dias 4 e 5 de setembro
22/08/2023
17:50
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica. Destinada a cães e gatos com mais de três meses, a iniciativa tem como objetivo proteger os animais contra a raiva, uma doença grave e fatal.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, a vacinação neste mês de agosto está sendo realizada nas áreas rurais do município (sítios, fazendas e Assentamentos).
A partir do mês de setembro, por sua vez, a campanha percorrerá a zona urbana, nas proximidades das unidades de saúde e áreas de lazer, sempre das 17 às 20 horas (horário de Brasília).
O primeiro bairro a ser atendido será o Jardim Campo Grande, com a vacinação concentrada nos dias 4 e 5 de setembro, na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Dr. Lúcio Ferreira Rosa.
Já nos dias 11 e 12 de setembro, a vacinação será realizada na Praça do bairro Jardim São João atendendo os bairros Jardim São João, Jardim Bongiovanni, Residencial Modelo II e Jardim Santo Antônio.
Dentro da programação, haverá um Dia D de vacinação agendado para o dia 30 de setembro, sábado, simultaneamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Bataguassu; e no ESF Emiko Resende, no Distrito de Nova Porto XV, no horário das 8 às 15 horas (horário de Brasília).
“É fundamental que todos os tutores de cães e gatos participem da campanha, levando seus animais de estimação para receber a vacina. A raiva é uma doença zoonótica, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, o que torna essa ação de saúde pública ainda mais importante”, informa o secretário.
A gestão municipal orienta que os donos de cães levem os seus animaizinhos na coleira, guia ou corrente para que a vacinação aconteça de forma segura e evite que os animais possam fugir.
No caso dos gatos, os tutores devem levar os felinos em caixas de transporte; e de preferência, levar uma toalha para a contenção do animal durante a aplicação da vacina.
A ação conta com a parceria entre os setores de Vigilância em Saúde, que compreende profissionais da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias.
4 e 5 de setembro – Jardim Campo Grande (ESF Dr. Lúcio Ferreira Rosa)
11 e 12 de setembro - Jardim São João, Jardim Bongiovanni, Residencial Modelo II e Jardim Santo Antônio (Praça do Jardim São João)
13 e 14 de setembro – Jardim São Francisco, Vila Nova (ESF Jardim São Francisco)
18 e 19 de setembro – Jardim Acapulco, Jardim Santa Luzia e Jardim Primavera (ESF Jardim Acapulco)
20 e 21 de setembro – Jardim Real, Jardim Santa Rosa, Jardim Sollito (Quadra de areia do Jardim Real)
25 e 26 de setembro – Jardim Santa Maria (ESF Central)
27 e 28 de setembro – Jardim América I, II e III; e Residencial Modelo I e III (Praça Helena Vitiritti)
Dia D de vacinação – 30 de setembro, sábado
Secretaria Municipal de Saúde – Bataguassu
ESF Emiko Resende (Distrito de Nova Porto XV)
Horário: 8 às 15 horas (horário de Brasília)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios