BATAGUASSU
Com a oferta de atendimentos médicos, Bataguassu recebeu Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural
Iniciativa do Sistema Famasul / Senar-MS, Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura ofertou atendimentos nas áreas de urologia, ginecologia, dermatologia e pediatria
31/07/2023
11:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
No último sábado, dia 29 de julho, Bataguassu sediou a 123ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, iniciativa do Sistema Famasul / Senar-MS, Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação, que ofertou serviços na área da saúde, reuniu população urbana e rural na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Foram realizadas consultas médicas com urologista, ginecologista, dermatologista e pediatra – este último com atendimentos na área da oncopediatria, uma parceria com a AACC/MS. Bataguassu foi o segundo município do Estado a oferecer esse tipo de atendimento com foco na prevenção e diagnóstico do câncer infantil.
Além dos exames e consultas, durante toda semana, de 25 a 29 de julho, o Programa Sorrindo no Campo, também realizado pelo Senar/MS, levou atendimento odontológico gratuito para a população rural e urbana do município.
Durante a abertura do evento, no sábado (29/07), o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) agradeceu o Sistema Famasul / Senar-MS e Sindicato Rural pela parceria e destacou a importância de oferecer serviços de saúde para o público rural. “Essa parceria é uma oportunidade de reconhecer a importância do trabalhador rural, não deixando também de atender o público urbano. Essa iniciativa tem promovido o bem-estar em todas as áreas”, disse o prefeito.
O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, comentou que desde 2016, o programa percorre os municípios do Estado, proporcionando educação e prevenção à saúde do homem e da mulher rural.
“Essa é a 123ª edição do programa, com atendimento de mais de 30 mil pessoas entre trabalhadores da área urbana e rural até o momento. O foco é a prevenção da saúde e também realizamos o encaminhamento, caso seja diagnosticado algum problema nos pacientes atendidos. Agradeço a parceria da Prefeitura para que mais essa ação fosse viabilizada. São ações como essa que ajudam a população a ter uma qualidade de vida melhor”.
Galvan destacou ainda que através do Sindicato Rural, só em 2022, 520 pessoas de Bataguassu foram capacitadas através da oferta de cursos gratuitos em diversas áreas no município (panificação, por exemplo). “As capacitações são oportunidades de desenvolvimento, impulsionando, principalmente, o viés do empreendedorismo. O Senar/MS está aqui para mudar vidas”, enfatizou.
O presidente do Sindicato Rural de Bataguassu, Manoel Agripino Cecílio de Lima (Mapino) salientou a importância das parcerias para a realização do evento. “Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de proporcionar o cuidado com a saúde dos nossos trabalhadores rurais e as pessoas da cidade que acabam nos ajudando mesmo que não tenham ligação direta conosco, porque em uma cidade com o porte da nossa é fundamental que todos estejam sabendo o que está acontecendo”.
Participaram da abertura do evento, os vereadores André Bezerra (PDT); Eliane de Oliveira Souza (PSDB) e Nivaldo Reis (PSB); o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior; a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Coldebella Cardoso além da chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ataque cardíaco: 11 sinais que você nunca deve ignorar
Leia Mais
Em último discurso, Trump promete revogar decretos de Biden e endurecer políticas de imigração
Leia Mais
Safra atrasada de pequi aquece mercado e eleva preço em Campo Grande
Leia Mais
Bolsonaro critica possível uso de tornozeleira eletrônica por decisão de Moraes e questiona apoio internacional
Municípios