ESPORTES
Vias de Campo Grande serão interditadas no domingo para realização de maratona
30/06/2023
08:00
RAQUEL DE SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Ruas e avenidas do centro de Campo Grande estarão parcialmente interditadas neste domingo, dia 2 de julho, das 5h da manhã ao meio-dia, para a realização da segunda edição da Maratona de Campo Grande, importante evento esportivo que está colocando a cidade no roteiro de provas do gênero a nível nacional e movimentando o turismo da Capital e do Estado. A logística do evento envolve o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar.
“A Agetran, como o órgão responsável pelo trânsito de Campo Grande, coordenará esse trabalho, priorizando a segurança dos participantes da competição, assim como a de todos os moradores da nossa cidade. São várias instituições que estarão dando apoio, assim como a organização da corrida, com o percurso devidamente sinalizado e agentes posicionados em pontos estratégicos”, explica o gerente de fiscalização da Agetran, Carlos Guarini. Segundo a organização, o trânsito será totalmente liberado até o meio-dia, mas as vias serão imediatamente abertas após a passagem do último participante da corrida, o que pode ocorrer antes do horário previsto para o encerramento.
“A logística de interdição das vias da Maratona de Campo Grande começa às 4h do dia 2 de julho. Serão 42 km de fechamento pelas ruas da nossa capital. Para esse trabalho está sendo realizada uma megaoperação, coordenada pela Agetran juntamente com a Sesdes, a Guarda Municipal, a Sejusp, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Detran, mais equipe técnica da prova, que possui seis coordenadores e mais de 200 staffs de fechamento”, detalha Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova.
Ao todo, serão 290 pessoas de todos os órgãos envolvidos e da organização da prova trabalhando nessa logística de interdições e garantindo a segurança de todos os envolvidos. “O Detran ficará responsável por coordenar o trânsito e o fluxo de veículos na região do Parque dos Poderes, durante o evento estarão dispostas no parque cinco viaturas e 10 agentes, de forma a garantir a segurança dos participantes do evento e daqueles que utilizam o parque para lazer. As interdições para a maratona ocorrerão das 5h até 13h, após a finalização do evento o parque manterá seu fechamento normal do projeto Amigos do Parque até as 19h”, afirma Otílio Ruben Ajala Júnior, chefe da Fiscalização de Trânsito do Detran-MS.
“A Polícia Militar vai realizar o policiamento ostensivo e preventivo, com a finalidade de coibir ações de vandalismo e delitos que atentem contra a integridade das pessoas presentes e, dessa forma, garantir a ordem pública, e vai coordenar o trânsito nos pontos predefinidos. Teremos 30 policiais militares envolvidos, de diversas unidades da Capital bem como da Academia de Polícia Militar”, explica o tenente-coronel Wellington Klimpel, sobre o trabalho da PM na ocasião.
Segundo Guarini, a interdição gera alguns desvios de rota, mas toda a cidade ganha com a realização de um evento como esse. “Quem ganha com a competição são as pessoas, são os moradores, é a cidade, o Estado, porque traz recursos, movimenta a economia, por isso é importante que a população apoie, para que essa corrida cresça cada vez mais”, frisa. “Por ser um evento que reúne muitos competidores, inclusive de outros estados e países, a maratona traz muitos benefícios para o turismo do Estado, assim como incentiva a prática esportiva para os nossos moradores”, completa Ajala.
Maratona de Campo Grande: A Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo, dia 2 de julho, e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km e 21 km. Ela contemplará corredores de rua da Capital e de outras regiões do Brasil, com 2 mil participantes inscritos. Todas as informações sobre vias interditadas estão disponíveis no site: https://maratonadecampogrande.com.br/vias-interditadas/.
Confira as rotas alternativas sugeridas pela Agetran durante o período de interdições.
ROTAS ALTERNATIVAS
- Av. Afonso Pena (entre Av. do Poeta e Rua Paraíba)
Alternativa: Av. Ceará
- Rua Paraíba (entre Av. Afonso Pena e Rua da Paz)
Alternativa: Rua Espírito Santo
- Rua da Paz (entre Rua Paraíba e Rua Sergipe)
Alternativa: Rua Antônio Maria Coelho
- Rua Sergipe (entre Rua da Paz e Rua Euclides da Cunha)
Alternativa: Av. Ceará
- Rua Euclides da Cunha (entre Rua Sergipe e Rua 25 de Dezembro)
Alternativas: Av. Ceará e Rua 15 de Novembro
- Rua 25 de Dezembro (entre Rua Euclides da Cunha e Rua Barão do Rio Branco)
Alternativa: Rua Maracaju
- Rua Barão do Rio Branco (entre Rua 25 de Dezembro e Rua 14 de Julho)
Alternativa: Av. Afonso Pena
- Rua 14 de Julho (entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Eça de Queiroz)
Alternativa: Rua Rui Barbosa
- Rua Eça de Queiroz (entre Rua 14 de Julho e Av. Ernesto Geisel)
Alternativa: Av. Euler de Azevedo
- Av. Ernesto Geisel (entre Av. Fernando Correa da Costa e Rua Eça de Queiroz)
Alternativas: Rua Rui Barbosa ou Orla Morena
- Av. Fernando Correa da Costa (entre Rua Joaquim Murtinho e Av. Ernesto Geisel)
Alternativa: Rua Joaquim Murtinho
- Av. Ricardo Brandão (entre Av. Arquiteto Rubens Gil de Camillo e Rua Joaquim Murtinho)
Alternativas: Av. Ceará e Av. Afonso Pena
- Av. Arquiteto Rubens Gil de Camillo (entre Av. Ricardo Brandão e Av. Afonso Pena)
Alternativa: Av. Ceará
- Av. Professor Luiz Alexandre (entre Av. Afonso Pena e Rua Antônio Maria Coelho)
Alternativa: Av. Ceará
- Av. Afonso Pena (entre Av. do Poeta e Av. Professor Luiz Alexandre)
Alternativas: Av. Mato Grosso ou Rua Joaquim Murtinho
- Av. Hiroshima (entre Rua Jamil Naglis e Rua Olivia Enciso)
Alternativa: Rua Vitório Zeola
- Av. Alberto de Araújo Arruda (entre Rua Olivia Enciso e Rua João Jorge Chacha)
Alternativa: Rua Vitório Zeola
- Sobre as vias interditadas do Parque dos Poderes, o Detran informa:
A Av. Pres. Manoel Ferraz de Campos Sales e a Av. Desembargador Leão Neto do Carmo operarão em contrafluxo. A Av. Desembargador José Nunes da Cunha estará totalmente interditada entre a rotatória da Seinfra e a Av. Mato Grosso. As vias de acesso ao parque serão Av. do Poeta, Av. Jornalista Marcos Fernando Rodrigues e Av. Desembargador Leão Neto do Carmo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios