POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad traz embaixador da Itália para MS
Com a visita internacional, Hospital São Julião lança campanha Lixo Zero e Famasul promove roda de conversas sobre agronegócios
27/06/2023
19:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), embaixador de Mato Grosso do Sul para as nações, intermediou a vinda do embaixador da Itália, Francesco Azzarello, para Campo Grande. Em dois dias, construíram agendas diplomáticas, governamentais, institucionais, sociais, ambientais e econômicas. “Eu vim pelo senador Nelsinho Trad, desculpem-me a minha ignorância, mas eu não conhecia Mato Grosso do Sul, só fui me interessar por esse Estado e estudar tudo sobre a região após o convite do senador”, destacou o embaixador Francesco.
Com essa visita ilustre, o Hospital São Julião – conduzido por quase 50 anos pela italiana Irmã Silvia Vicellio - lançou a Campanha “Hospital São Julião Rumo ao Lixo Zero”. A Embaixada da Itália é a primeira no Brasil a receber, por duas vezes, a certificação “Lixo Zero”, concedida pelo Instituto Nacional Lixo Zero. “No Hospital São Julião, desde 2000, adotam-se hábitos de reaproveitamento de materiais recicláveis e, com a vinda do embaixador, o idealizador do projeto, o italiano Bruno Maddalena, pode apresentar o espaço e a horta orgânica ao embaixador e, ainda nessa segunda, houve a cerimônia do lançamento da campanha”, informou o senador Nelsinho Trad.
O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, também esteve no evento. Ele é defensor de que “precisamos iniciar uma nova revolução: a revolução do cuidar”. O senador Nelsinho Trad recordou sua experiência com Campo Grande. “Não é fácil enfrentar a cultura do lixo, mas a mudança é necessária e urgente. Além de implantar a coleta seletiva, criamos cursos de cooperativismo para catadores e formamos nossa primeira equipe com equipamentos de proteção individual. Construímos ainda 323 moradias, tudo para combater a clandestinidade. Muitos enfrentavam problemas legais e resistiam à mudança. Acredite, a transformação é possível Só depende de você”, afirmou.
Intercâmbio internacional por MS
O senador Nelsinho Trad também levou o embaixador para o encontro com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. Na ocasião, conversaram sobre o convênio entre as cidades-gêmeas Campo Grande e Turin, na Itália. “Vamos intensificar esse intercâmbio”, ressaltou a prefeita.
O projeto Cidades-Gêmeas é amparado por normas internacionais e possibilita, na prática, relacionamento mais estreito entre os municípios, permitindo troca de tecnologia e experiência e a cooperação econômica, financeira e tecnológica.
Nessa mesma tarde, o embaixador se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, e a vice-reitora Camila Celeste Ítavo.
O embaixador teve ainda a oportunidade de visitar o Parque dos Poderes e ter uma breve conversa com o governador, Eduardo Riedel (PSDB), na governadoria. Em seguida, o senador Nelsinho Trad levou o visitante para conhecer o Bioparque do Pantanal e a escola tecnológica implantada na unidade de estudos. “Vou divulgar para a Itália esse lugar incrível”, disse o embaixador.
O setor produtivo de Mato Grosso do Sul, por meio da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), organizou uma roda de conversa com o embaixador Francesco Azzarello e com o senador Nelsinho Trad. O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e a diretoria apresentaram toda a cadeia produtiva do Estado e mostraram que a Itália é um dos dez principais destinos dos produtos agropecuários de MS. “É muito interessante esse intercâmbio para que divulguem, lá fora, como é a nossa produção”, enfatizou o presidente da Famasul.
Presidente de grupos parlamentares com diferentes países e da representação do Brasil no Parlasul (Parlamento do Mercosul), o senador Nelsinho Trad se comprometeu em promover as relações dos representantes de Mato Grosso do Sul com o mundo. “Nossa missão é trabalhar pelo desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o senador Nelsinho Trad, que agradeceu a vinda do embaixador.
Para o embaixador Francesco Azzarello, foi uma grata e surpreendente viagem à Capital Sul-Mato-Grossense. “Ficarei na embaixada, no Brasil, até setembro e já estou com vontade de retornar a essa cidade. Foi uma experiência incrível, o hospital é impressionante, a escola encantadora e a vontade do pessoal daqui de fazer a diferença pelo meio ambiente, muito interessante e tenho certeza que a Itália será sempre parceira de Mato Grosso do Sul em boas ações e nos negócios. Foram dias excelentes com o senador Trad e todos daqui”, disse o embaixador.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios