EDUCAÇÃO
Com apoio do Governo de MS, UEMS avança nos valores de bolsas e auxílios para fortalecer permanência estudantil
Reajustes atendem demandas de discentes da Universidade
14/04/2023
16:50
ASSECOM
Rubens Urue
Foi publicado na edição desta sexta-feira (14) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul o reajuste com os novos valores de bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para graduandos e pós-graduandos da instituição. Neste procedimento, foi tomado como referência inicial o mês de abril de 2023.
Os valores atendem uma reivindicação de longa data de discentes da universidade. Com os novos reajustes, a UEMS, enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) de natureza pública fortalece a permanência de seus(as) discentes no Estado de MS.
Para o acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, da UEMS/Dourados, Reinaldo Rodrigues, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o reajuste fortalece a permanência dos acadêmicos e acadêmicas na Universidade, a ampliação e equiparação do valor das bolsas e auxílios terá grande impacto na vida dos discentes. "Esta conquista é resultado de uma luta histórica que, após anos sem nenhum reajuste, conquistamos um aumento significativo que vai contribuir para que o acadêmico(a) entre, permaneça e conquiste o seu diploma com dignidade, tendo como garantia o acesso ao ensino de qualidade, inclusivo e gratuita. Comemoramos este avanço, mas continuamos na luta pelos direitos dos estudantes, como a construção do restaurante universitário, acesso ao transporte público e moradia estudantil", pontua o presidente do DCE/UEMS.
O reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, destaca que os novos valores representam um marco para a história da UEMS. "O reajuste promove uma equiparação de bolsas no âmbito nacional, no caso das concedidas na pós-graduação, que passam a ser equivalentes às concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Essa atualização de valores também contempla auxílios e as demais bolsas no Ensino e na Extensão. Agradeço a sensibilidade do governador Eduardo Riedel com essa pauta, que foi trabalhada com muita rapidez pelo Governo do Estado. Quem ganha são os nossos discentes, quem ganha é a educação superior do MS", ressalta Laércio.
Os valores mensais reajustados das bolsas e auxílios pagos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a acadêmicos e acadêmicas, tomando como referência inicial o mês de abril de 2023, conforme tabela abaixo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios