RIBAS DO RIO PARDO
Saúde eficiente: número de cirurgias eletivas atinge 252 e o de partos chega 246 em menos de um ano
Os números referem-se às intervenções médicas realizadas no Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues
29/03/2023
13:00
ASSECOM
Equipe médica da área cirúrgica do Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues
O número de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues chegou a 252 e o número de partos atingiu 246 – tudo em menos de um ano. As informações são do secretário municipal de Saúde, Marcos André de Melo, que prevê números maiores anda este ano devido às obras de reforma e ampliação do hospital.
De abril a dezembro do ano passado, o número de partos normais somou 101, com 54 bebês do sexo masculino e 47 no feminino. Já nos partos cesárea, também de abril a dezembro de 2022, o número ficou 90, sendo 45 do sexo masculino e 45 do feminino. Este ano, o número de partos normais soma 24 no total, dos quais onze são do sexo masculino e 13 são femininos. Nos partos cesáreas, foram 31 no total, sendo dez para o sexo masculino e 21 para o feminino.
Nas cirurgias eletivas, entre abril e janeiro do ano passado, o total ficou em 162 e neste ano o número já se encontra em 90. De acordo com o diretor administrativo do hospital, Cleiton Bueno, é importante observar a variedade das cirurgias que são feitas. No detalhamento, o diretor destaca os números do ano passado: duas postectomia, 42 cirurgias ortopédicas, 30 herniorrafias, 12 colecistectomias, 7 Vasectomias, 10 cirurgias gerais, 24 Laqueaduras e 35 pequenas cirurgias. Este ano foram três postectomia, 31 cirurgias ortopédicas, 8 herniorrafias, 11 colecistectomias, 4 vasectomias, 27 cirurgias gerais e 6 laqueaduras.
Para o secretário Marcos André de Melo, o desenvolvimento acelerado que o município vive faz com essas realidades sejam superadas em pouco tempo. “A população está aumentando. Portanto, é natural que isso aconteça e que os números aumentem”, frisou Marcos André de Melo. O secretário disse, ainda, que as obras estão em ritmo acelerado e que vão garantir 25 leitos no hospital e outros dez no pronto-socorro, para a unidade de terapia intensiva (UTI).
Um dos paramentos utilizados para justificar que haverá grande aumento de demanda por atendimento vem da própria envergadura da obra. Segundo o diretor Cleiton Bueno, o hospital possui área construída de 1.695,48m². Neste momento estão acontecendo a ampliação do hospital enfermaria, incluindo a nova Central de Gás GLP e a Central de Gases Medicinais. Toda esta estrutura vai absorver 830,16m².
Há, ainda, a ampliação do pronto-socorro, que será de 260,69 m2. A nova área total construída, ao final da obra de ampliação, será de 2.770,93m². As obras do pronto-socorro são executadas com recursos da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e totalizam R$ 742.768,40. A reforma e ampliação da parte ambulatorial com o hospital enfermaria vem sendo feita pela Suzano com um investimento de R$ 9,25 milhões.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lavar ovos antes de guardar pode aumentar risco de contaminação, alertam especialistas
Leia Mais
Lula promete blindar pequenos produtores da Amazônia contra tarifa de Trump
Leia Mais
UFMS abre inscrições para Vestibular e PASSE 2026 com três novos cursos
Leia Mais
Trama golpista: STF retoma julgamento de Bolsonaro e réus com expectativa de votos de Moraes e Dino
Municípios