ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projetos do Governo alteram nomenclaturas e símbolos de cargos e funções
Projetos do Executivo estão tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
07/03/2023
20:00
OSVALDO JÚNIOR
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta terça-feira (7) cinco projetos de lei do Governo do Estado, que tratam sobre alterações de nomenclaturas e símbolos e outras mudanças relativas a cargos e funções de órgãos diversos do Poder Executivo. As propostas, que estão publicadas no Diário Oficial da Casa de Leis (da página 10 à página 22), apresentam novas redações a dispositivos e mudanças em tabelas anexas em leis estaduais.
O Projeto de Lei 44/2023 altera as Leis 2.065/1999, 4.188/2012 e 4.196/2012. Essas leis tratam, respectivamente, do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado; de cargos e do quadro de pessoal da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer-MS); e da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro).
Entre as mudanças, está alteração de artigos da Lei 2.065/1999, “que tratam de funções de confiança sob a denominação de Chefia, Gerência e Assistência, correspondentes à atribuição a ocupante de cargo efetivo do Quadro de Pessoal de órgãos da Administração Direta e de entidades autárquicas e fundacionais do Poder Executivo Estadual, modificando a sua denominação para Função de Confiança Executiva”, segundo informa o governador Eduardo Riedel (PSDB) na mensagem anexa à proposta.
Dispositivos de três leis são alterados pelo Projeto de Lei 45/2023. As mudanças dizem respeito às Leis 3.841/2009, 5.829/2022 e 6.036/2023. A primeira lei trata sobre a organização do quadro de pessoal do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS). A segunda cria o Programa de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul (PROP-MS). E a Lei 6.036/2023 dispõe sobre autarquias e fundações do Poder Executivo.
Entre as finalidades do projeto, conforme informa a mensagem do governador, está a atualização dos símbolos dos cargos em comissão que servem de base para o pagamento do adicional de plantão de serviços, de função gratificada aos servidores designados para o desempenho de funções técnicas de operações intermediárias, entre outras gratificações.
O Projeto de Lei 46/2023 altera a Lei 6.035/2022, que reorganiza a Estrutura Básica do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto visa ajustar algumas disposições da Lei “ao novo de Plano de Gestão e Governança do Estado, com o intuito de tornar as ações de seus órgãos e de suas unidades mais eficientes e condizentes com as exigências da atual conjuntura sócio-político-econômica de Mato Grosso do Sul”.
Também foi enviado pelo governador o Projeto de Lei 47/2023, que altera a redação de dispositivos da Lei 2.940/2004, que cria o Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, e da Lei 3.482/2007, que cria o Fundo de Habitação de Interesse Social (FEHIS) e institui o Conselho Gestor do (FEHIS). Entre as mudanças, estão redações dos novos nomes de Secretarias do Estado.
A ALEMS também recebeu, do Executivo, o Projeto de Lei 48/2023, que altera a redação de dispositivos da Lei 4.049/2011, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria). A finalidade, segundo a mensagem da governador, é “ajustar as competências para firmar os termos de acordo relativos a incentivos e a benefícios fiscais pactuados entre o Estado de Mato Grosso do Sul e os contribuintes incentivados”.
As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis. Caso os pareceres da CCJR sejam favoráveis quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais, os projetos seguem tramitando com análises e votações dos deputados nas comissões temáticas e em sessões plenárias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios