ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Onze projetos são aprovados na sessão desta terça-feira, 29
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, na sessão desta terça-feira (29), 11 projetos.
29/11/2022
13:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em regime de urgência, foi aprovado o Projeto de Lei 10.810/22, do vereador Clodoílson Pires, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação AMEM – Alcançando Meninos e Meninas, e também o Projeto de Resolução 503/22, que institui o Prêmio Luiz Gustavo da Silva”. A honraria será outorgado preferencialmente no dia 01º de dezembro de cada ano aos produtores e organizadores de eventos, disc-jóqueis e intérpretes de estilos musicais variados que tiveram destaque e notoriedade no cenário musical e cultural de Campo Grande. A proposta é do vereador Júnior Coringa.
Em única discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei 10.787/22, de autoria do Executivo Municipal, que altera dispositivo da Lei 3.329, de 12 de maio de 1997, e dá outras providências. A proposta busca alterar a nomenclatura do Conselho Municipal do Idoso (CMI) para Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). A proposição atende a pedido do próprio conselho, em conformidade com legislação.
Já em turno único de discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar 768/21, que dispõe sobre a disponibilidade de inserção do link de acesso ao site do Procon nos meios eletrônicos utilizados pelas empresas sediadas no Município de Campo Grande. A proposta é do vereador Papy
Três proposições foram aprovadas em segunda discussão. O Projeto de Lei 10.407/21, proposto pelo vereador Tiago Vargas, autoriza o Poder Executivo a criar o corredor comercial no Bairro Jardim Los Angeles. Pela proposta, o corredor será na Rua Engenheiro Paulo Frontin, entre a Rua José Antônio Saraiva e a Rua Y-juca Pirama.
Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei 10.246/21, do vereador Gilmar da Cruz, que dispõe sobre o Programa Empresa Amiga do Surdo, em Campo Grande. O programa destina-se a toda e qualquer empresa, estabelecimentos comerciais, financeiros ou prestadores de serviços, públicos ou privados, que desejar certificar-se como “Empresa Amiga do Surdo”, sendo aquelas que promovam acessibilidade para pessoas com deficiência – surdos, e disponibilizam capacitação técnica em Libras aos seus funcionários colaboradores para atendimento ao público.
Também foi aprovado, em segunda discussão, o Projeto de Lei 10.659/22, que estabelece diretrizes para a instituição da política de prevenção e conscientização às amputações em pessoa em decorrência de diabetes ou provocada por lesão física ou trauma. A proposta é do vereador Otávio Trad e garante algumas medidas, como o acesso a nível ambulatorial para pessoas amputadas, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, cuidados de reabilitação, entre outros.
Em primeira discussão, foram quatro proposições aprovadas. Na lista, o Projeto de Lei 10.701/22, que institui a campanha de conscientização e informação sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), em Campo Grande. A proposta é dos vereadores Otávio Trad e Ayrton Araújo. O objetivo é realizar palestras, seminários, aumentando a visibilidade para o tema, com debates promovidos no mês de julho.
Foi aprovado também o Projeto de Lei 10.629/22, do vereador Prof. João Rocha, que dispõe sobre a inclusão da categoria “atletas com deficiência” e sua isenção na taxa de inscrição nas corridas de rua realizadas em Campo Grande.
Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei 10.747/22, do vereador Dr. Sandro Benites, que institui o Dia Municipal do Médico Ortopedista, em Campo Grande, a ser comemorado no dia 19 de setembro.
E, por fim, foi aprovado o Projeto de Lei 10.763/22, que institui o Programa “Direito na Escola”, a ser oferecido, preferencialmente, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), junto às escolas municipais tendo como temas a serem abordados noções de direito e cidadania. A proposta é do vereador Dr. Loester.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios