CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Outubro Rosa: Câmara promove Seminário da Saúde da Mulher para debater prevenção e tratamento ao câncer de mama
24/10/2022
14:00
ASSECOM
A Câmara Municipal de Campo Grande promove nesta segunda-feira, dia 24, às 19 horas, o II Seminário da Saúde da Mulher, como parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado a ampliar a divulgação das ações de conscientização à prevenção do câncer de mama. O evento foi proposto pelo vereador Dr. Victor Rocha, vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis.
O vereador, que é médico mastologista, irá ministrar palestra sobre diagnóstico, prevenção e tratamento ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Na sequência, os presentes irão acompanhar o depoimento de duas pacientes da Casa Rosa: Emilly Silva Coffaci, que está em tratamento há cerca de um ano e foi a primeira atendida no local, e a jornalista Eliza Montes. Depois, terá espaço para perguntas sobre os temas. Em outubro do ano passado, foi realizada a primeira edição do seminário.
No dia 18 deste mês, Emilly Coffaci esteve na Tribuna, durante sessão ordinária, para dar seu depoimento, destacando a agilidade e o acolhimento que recebeu no local. Como parte da programação, no último sábado, ocorreu a Caminhada pela Vida – Projeto Casa Rosa na Luta Contra o Câncer de Mama, seguindo da frente da prefeitura de Campo Grande com destino até a Praça do Rádio Clube.
Como forma de alertar sobre a importância dos exames preventivos para detectar precocemente o câncer de mama, a Casa de Leis está iluminada com as cores rosa. Informativos da campanha estão nas redes sociais e em painel no Plenário.
Casa Rosa – Neste período, está sendo destacado ainda o trabalho da Casa Rosa, implantada em 11 de novembro de 2021 e que zerou a fila de espera por consulta com mastologista e por mamografias. Já foram 3,3 mil atendimentos (entre primeira consulta e retorno), 953 ultrassonografias, 551 mamografias, 427 biópsias, sendo confirmado 49 pacientes com câncer de mama que já foram encaminhadas para tratamento. A Casa Rosa foi idealizada pelo vereador Dr. Victor Rocha.
Para as pessoas que desejam ser atendidas na Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento. Os atendimentos são realizados nas tardes de quinta e sexta-feira no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, localizado na Rua 25 de Dezembro, nº 509.
Participe – O Seminário pode ser acompanhado no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal, ou pela transmissão ao vivo nas redes sociais da Casa de Leis, no Facebook e Youtube.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios