PARANAÍBA
Vacinação contra a raiva começa nesta sexta-feira
27/07/2022
10:00
ASSECOM
A fim de antecipar o trabalho preventivo de imunização dos cães e gatos, a Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Vigilância Sanitária, realizará a campanha de vacinação antirrábica dos cães e gatos a partir desta sexta-feira, dia 29 de julho, até o dia 13 de agosto.
De acordo com o Médico Veterinário coordenador da campanha, Gilson Luiz Piva Filho, a imunização será feita apenas em animais a partir dos três meses de idade. “É importante lembrar a população que a imunização dos cães e gatos devem ser iniciadas a partir dos 03 meses de idade e anualmente deve ser aplicada a dose de reforço do imunizante. A meta é imunizar 8.500 cães e 2.500 gatos em Paranaíba”, disse.
Essa zoonose é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. No entanto é uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (geralmente transmitido por cão e gato), pois existem as medidas eficientes de prevenção (vacinação humana e animal).
O município de Paranaíba, desde 2020 em sua área rural, vem apresentando casos notificados e confirmados de raiva em herbívoros (Bovídeos e Equídeos). Isso traz um alerta para a área urbana, uma vez que a variante 3 (AgV3) está presente nos casos confirmados do município e é a principal determinante dos casos de raiva humana e em outros animais atualmente no Brasil.
A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura. As principais espécies envolvidas no Brasil são cães, gatos, morcegos, cachorro-do-mato e saguis, mas todos mamíferos são susceptíveis à raiva.
Confira a programação da campanha:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 37 milhões neste sábado; saiba como apostar online
Leia Mais
Corumbá recebe R$ 77,8 milhões em investimentos para reconstrução após gestão de “terra arrasada”
Leia Mais
Bitto Pereira é nomeado para o Conselho Gestor do Fida e amplia protagonismo da OAB-MS
Leia Mais
Bolsonaro é internado com dores intestinais no RN e descarta cirurgia por enquanto
Municípios