Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

COSTA RICA

Alunos de Escolas e CEIs de Costa Rica assistem espetáculo sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável

09/06/2022

17:00

ASSECOM

Silvestre de Castro

Aconteceu nesta quarta-feira (8), em três apresentações para um público bastante expressivo entre alunos, professores, coordenadores e diretores das Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo e Vale do Amanhecer, bem como dos CEIs (Centros de Educação Infantil) Sonho Meu e Sonho de Ninar, o espetáculo teatral, “O meu, o seu, o nosso meio ambiente”. A apresentação com os palhaços Ambrósio e Azeitona, debateu meio ambiente e o desenvolvimento sustentável com interesse nas questões relacionadas a temática.
 
De acordo com o diretor e ator da Ambrocia Arte e Entretenimento, Valdeir Santana da Silva, a ação faz parte da parceria com a usina IACO Agrícola S.A e Arater Consultoria e Projetos, uma empresa de consultoria ambiental que atua nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, onde ele e o palhaço Azeitona atuam nessa apresentação cultural dinâmica em defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
 
A dinâmica da apresentação que é “O meu, o seu, o nosso meio ambiente” inicia-se com a música temática, cantada com as crianças, animadas, batendo palmas, depois a cena segue com Ambrósio fazendo número de malabares e o Azeitona assistindo esse número comendo algumas coisas e jogando lixo no chão, o que faz desenrolar a cena de conscientização do descarte irregular do lixo.
 
A 2ª cena se desenrola com o personagem tomando banho e a demora com o chuveiro ligado, por 2 horas e meia, provocando desperdício de água e de energia elétrica. Há a conscientização sobre a importância de não desperdiçar água tratada e energia elétrica, para baixar o consumo que é tão importante para o equilíbrio do meio ambiente e para a renda das famílias.
 
A 3ª cena trata da sustentabilidade e da coleta seletiva onde o personagem Azeitona se apresenta com dois sacos de lixo recicláveis e disse que encontrou um tesouro, dentro dos “3 R” da dinâmica (reduzir, reutilizar e reciclar), a cena é moldada e as crianças aprendem a questão da importância da separação do lixo. A dinâmica é seguida com a resposta de um Quiz, onde as crianças escolhidas aleatoriamente na plateia participam e ganham presentes feitos com materiais reciclados.
 
A companhia de teatro Ambrocia - Arte e Entretenimento de Campo Grande/MS existe há mais de 3 anos. Os artistas trabalhavam em outras cias e resolveram criar a atual que leva o nome do seu palhaço Ambrósio (Valdeir) e Azeitona (Luciano) além de outros integrantes.
 
O trabalho é com a arte e a educação com diversos temas transversais, falando sobre tudo, de maneira cômica e divertida, através da palhaçaria. Após dois anos da pandemia da Covid-19, é a primeira vez que a cia retorna à Costa Rica. O grupo viaja se apresentando por todo o Estado de Mato Grosso do Sul e além fronteiras, com vários projetos e espetáculos teatrais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: