COSTA RICA
Alunos de Escolas e CEIs de Costa Rica assistem espetáculo sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável
09/06/2022
17:00
ASSECOM
Silvestre de Castro
Aconteceu nesta quarta-feira (8), em três apresentações para um público bastante expressivo entre alunos, professores, coordenadores e diretores das Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo e Vale do Amanhecer, bem como dos CEIs (Centros de Educação Infantil) Sonho Meu e Sonho de Ninar, o espetáculo teatral, “O meu, o seu, o nosso meio ambiente”. A apresentação com os palhaços Ambrósio e Azeitona, debateu meio ambiente e o desenvolvimento sustentável com interesse nas questões relacionadas a temática.
De acordo com o diretor e ator da Ambrocia Arte e Entretenimento, Valdeir Santana da Silva, a ação faz parte da parceria com a usina IACO Agrícola S.A e Arater Consultoria e Projetos, uma empresa de consultoria ambiental que atua nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, onde ele e o palhaço Azeitona atuam nessa apresentação cultural dinâmica em defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
A dinâmica da apresentação que é “O meu, o seu, o nosso meio ambiente” inicia-se com a música temática, cantada com as crianças, animadas, batendo palmas, depois a cena segue com Ambrósio fazendo número de malabares e o Azeitona assistindo esse número comendo algumas coisas e jogando lixo no chão, o que faz desenrolar a cena de conscientização do descarte irregular do lixo.
A 2ª cena se desenrola com o personagem tomando banho e a demora com o chuveiro ligado, por 2 horas e meia, provocando desperdício de água e de energia elétrica. Há a conscientização sobre a importância de não desperdiçar água tratada e energia elétrica, para baixar o consumo que é tão importante para o equilíbrio do meio ambiente e para a renda das famílias.
A 3ª cena trata da sustentabilidade e da coleta seletiva onde o personagem Azeitona se apresenta com dois sacos de lixo recicláveis e disse que encontrou um tesouro, dentro dos “3 R” da dinâmica (reduzir, reutilizar e reciclar), a cena é moldada e as crianças aprendem a questão da importância da separação do lixo. A dinâmica é seguida com a resposta de um Quiz, onde as crianças escolhidas aleatoriamente na plateia participam e ganham presentes feitos com materiais reciclados.
A companhia de teatro Ambrocia - Arte e Entretenimento de Campo Grande/MS existe há mais de 3 anos. Os artistas trabalhavam em outras cias e resolveram criar a atual que leva o nome do seu palhaço Ambrósio (Valdeir) e Azeitona (Luciano) além de outros integrantes.
O trabalho é com a arte e a educação com diversos temas transversais, falando sobre tudo, de maneira cômica e divertida, através da palhaçaria. Após dois anos da pandemia da Covid-19, é a primeira vez que a cia retorna à Costa Rica. O grupo viaja se apresentando por todo o Estado de Mato Grosso do Sul e além fronteiras, com vários projetos e espetáculos teatrais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios