Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

PARANAÍBA

Saúde recebe curso de telediagnóstico em eletrocardiograma

26/05/2022

08:35

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira (23) os profissionais da Saúde receberam curso de telediagnóstico em eletrocardiograma, com o objetivo de fortalecer e melhorar o atendimento do SUS, desta forma, estão sendo implantadas ferramentas e tecnologia da informação e comunicação. 

A capacitação ficou a cargo da equipe do Programa Nacional do Telessaúde MS, por meio do enfermeiro Thiago Nascimento.

O telediagnóstico é um processo inovador ‘que possibilita a realização, de forma organizada, com qualidade e baixo custo, de exames diagnósticos em nível nacional, sendo parte integrante do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, coordenado pelo Ministério da Saúde.

A Telecardiologia é um serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, para interpretação por meio da plataforma nacional de telediagnóstico (PNTD). Realizado em Paranaíba no Centro de Especialidades, é enviado via internet ao HC de Minas Gerais, onde o cardiologista analisa o traçado do exame e reenvia ao médico solicitando o laudo detalhado, oferecendo a teleconsultoria, caso necessário, para discussão do caso clínico on-line.

As vantagens é maior agilidade no tratamento, os resultados ficam disponíveis na web e apenas os profissionais podem acessá-lo.

Segundo a enfermeira responsável, Bruna Rezende Oliveira, detalhou como é feito o atendimento no Posto Central, conhecido popularmente por Postão. ‘’Nosso ponto de telediagnóstico é o Postão, onde está o equipamento. O paciente chega aqui com o pedido, eu, enfermeira coordenadora, faço o exame que é enviado à central em Belo Horizonte, o médico cardiologista já avalia e devolve o laudo em minutos. O paciente já sai com o exame impresso e o exame fica no sistema caso necessite outro médico acessar de onde quer que esteja’’, explicou.

Durante o curso ficou demonstrado o funcionamento do telediagnóstico, fornecendo a capacitação para os profissionais e desde ontem a Saúde Municipal já está utilizando essa ferramenta que melhorou muito a qualidade do atendimento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: