PARANAÍBA
Saúde recebe curso de telediagnóstico em eletrocardiograma
26/05/2022
08:35
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Nesta segunda-feira (23) os profissionais da Saúde receberam curso de telediagnóstico em eletrocardiograma, com o objetivo de fortalecer e melhorar o atendimento do SUS, desta forma, estão sendo implantadas ferramentas e tecnologia da informação e comunicação.
A capacitação ficou a cargo da equipe do Programa Nacional do Telessaúde MS, por meio do enfermeiro Thiago Nascimento.
O telediagnóstico é um processo inovador ‘que possibilita a realização, de forma organizada, com qualidade e baixo custo, de exames diagnósticos em nível nacional, sendo parte integrante do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, coordenado pelo Ministério da Saúde.
A Telecardiologia é um serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, para interpretação por meio da plataforma nacional de telediagnóstico (PNTD). Realizado em Paranaíba no Centro de Especialidades, é enviado via internet ao HC de Minas Gerais, onde o cardiologista analisa o traçado do exame e reenvia ao médico solicitando o laudo detalhado, oferecendo a teleconsultoria, caso necessário, para discussão do caso clínico on-line.
As vantagens é maior agilidade no tratamento, os resultados ficam disponíveis na web e apenas os profissionais podem acessá-lo.
Segundo a enfermeira responsável, Bruna Rezende Oliveira, detalhou como é feito o atendimento no Posto Central, conhecido popularmente por Postão. ‘’Nosso ponto de telediagnóstico é o Postão, onde está o equipamento. O paciente chega aqui com o pedido, eu, enfermeira coordenadora, faço o exame que é enviado à central em Belo Horizonte, o médico cardiologista já avalia e devolve o laudo em minutos. O paciente já sai com o exame impresso e o exame fica no sistema caso necessite outro médico acessar de onde quer que esteja’’, explicou.
Durante o curso ficou demonstrado o funcionamento do telediagnóstico, fornecendo a capacitação para os profissionais e desde ontem a Saúde Municipal já está utilizando essa ferramenta que melhorou muito a qualidade do atendimento.
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