TURISMO
Maior complexo de água doce do mundo é inaugurado nesta segunda-feira (28)
O espaço ficará aberto ao público de forma gratuita até o fim deste ano. O atrativo conta com museu, biblioteca, auditório e inúmeras espécies da fauna e flora pantaneira.
28/03/2022
10:25
G1
©FRANCISCO BRITTO
Com a expectativa de unir cultura, turismo e conhecimento, o maior complexo de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, foi entregue a população de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (28). O parque das Nações Indígenas passa a abrigar o maior aquário de água doce do mundo, com quase 5 milhões de litros de água.
As visitações do público em geral terá início no dia 1º de maio e os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento para a equipe do bioparque, com agendas internas e institucionais. A visitação será gratuita até o último dia do ano e a capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde.
Passeio
O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos 33 tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, que reproduz os ambientes de forma fiel.
Os animais típicos do Pantanal como jacarés, sucuris e vários peixes compõe o ambiente aberto ao público. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas.
Além da visitação, o Bioparque vai oferecer uma experiência que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental.
Visitas
O local é considerado o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, com 150 tanques ativos que abrigam 230 espécies de peixes neotropicais, 135 espécies pantaneiras, além de 55 da Amazônia, 14 espécies africanas e outras da Oceania, Ásia e da América Central.
A diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, comentou que a visitação aberta ao público terá início de forma gratuita e será usada como treinamento.
“Está sendo elaborada uma plataforma por onde a população poderá se cadastrar para visitar o Bioparque. Serão visitas guiadas, segmentadas. A visita será feita com um guia-chefe e dez condutores, as pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PL oficializa nova diretoria em Mato Grosso do Sul com Reinaldo Azambuja na presidência
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad recebe Diploma de Honra ao Mérito do Governo do Japão
Leia Mais
Coronel David propõe Utilidade Pública Estadual ao Instituto Pedro Arantes em Três Lagoas
Leia Mais
Ciro Nogueira atribui “prejuízo gigantesco” a Eduardo Bolsonaro e afirma que Centrão vai comandar campanha da direita em 2026
Municípios