Após intermédio do deputado Amarildo Cruz, professores convocados recuperam 34% do salário
Salário dos temporários foi reduzido em 2019 e ficou até 53% menor do que dos concursados
24/02/2022
10:35
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Após intermédio dos deputados estaduais Amarildo Cruz e Pedro Kemp, do PT, os professores convocados da rede estadual de ensino recuperaram 34% do salário. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelo governador Reinaldo Azambuja, ao presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Jaime Teixeira.
A redução foi anunciada pelo Governo do Estado em 2019, levando a uma diferença de remuneração entre convocados e efetivos. “Eu acho um absurdo isso: um convocado dar a mesma quantidade de aulas, o mesmo tempo, a mesma matéria, tem que ter o mesmo preparo do que o servidor professor efetivo. E, no entanto, ele chega a ganhar até 53% a menos de salários”, afirmou Amarildo Cruz.
Defensor da educação pública de qualidade e da valorização do servidor, o deputado envidou esforços para melhorar a situação dos professores. No dia 27 de janeiro, a bancada do PT se reuniu com o Secretário de Governo, Eduardo Rocha, para debater o assunto. Desde então, o diálogo com a categoria avançou e proposta para recuperação do salário foi apresentada.
Parte do pagamento será feita em duas partes, 20% em fevereiro e 14% em abril. A recomposição irá beneficiar aproximadamente 9.200 profissionais.
Para o presidente da Fetems, a reposição representa comprometimento de Mato Grosso do Sul com a qualidade da educação. “É um compromisso com a educação pública. O nosso salário é o melhor para o efetivo e, agora, o governador diminui a distância para o convocado”, afirmou Jaime Teixeira.
Os professores convocados reivindicam a realização de concurso público para o magistério e justiça para os aposentados, com a apresentação de uma contrarreforma da previdência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad garante proteção para ciência, universidades e orçamento de estados e municípios na regulamentação da reforma tributária
Leia Mais
Empresário acusado de mandar executar motorista de van morre em hospital de Ponta Porã
Leia Mais
Deputado Rinaldo Modesto celebra revogação de decreto que retirava gratificações de professores temporários da Reme
Leia Mais
Portugal aprova nova Lei de Estrangeiros em ritmo acelerado; especialistas apontam riscos a direitos de imigrantes
Municípios