Política / Reconhecimento Público
Projeto concede Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a José Antônio Pires de Souza, o “Zé Bocão”
Homenagem reconhece trajetória de vida, serviço público e compromisso social com Mato Grosso do Sul
28/10/2025
13:00
DA REDAÇÃO
Sr. José Antônio Pires de Souza, conhecido popularmente como Zé Bocão
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul analisa projeto de lei que concede o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao Sr. José Antônio Pires de Souza, conhecido popularmente como Zé Bocão, em reconhecimento à sua trajetória de trabalho, dedicação ao serviço público e contribuição social no Estado.
Natural de Nova Esperança (PR), onde nasceu em 10 de novembro de 1954, Zé Bocão é filho de Virgílio Pires de Souza e Rita Pires de Souza (in memoriam), sendo o primogênito de uma família com oito filhos. Criado no campo, viveu no Paraná até os 18 anos, quando, em 26 de junho de 1973, mudou-se para Mundo Novo (MS), município onde construiu uma sólida história pessoal e profissional.
Com ensino médio completo e parte do ensino superior, Zé Bocão sempre valorizou o conhecimento prático e a experiência adquirida ao longo da vida. Atuou em diversas áreas — fotógrafo, pedreiro, pintor, empresário no ramo de relojoaria e pecuarista — até ingressar na vida pública, onde se destacou pela proximidade com a comunidade.
Foi vereador por quatro mandatos, incluindo participação como vereador constituinte, e exerceu a presidência da Câmara Municipal de Mundo Novo por duas gestões consecutivas. Após deixar o legislativo municipal, atuou como corretor de imóveis e, atualmente, exerce o cargo de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, ao lado do deputado Lidio Lopes (Patriota), mantendo seu compromisso com o serviço público e o desenvolvimento do Estado.
Além da atuação política, Zé Bocão sempre se destacou pelo trabalho voluntário e espírito comunitário. É apoiador do Lar Cristo Rei e colaborou ativamente na construção do Lar São Francisco de Assis, instituições dedicadas ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Casado com Cleunice Henrique Cardoso de Souza, é pai de cinco filhos — Everaldo, Cleivis, Jefferson, Fagner e Kleire Anny Pires de Souza — e reconhecido por sua humildade, dedicação e respeito à comunidade.
A proposta destaca que a concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense é uma justa homenagem a uma trajetória marcada por trabalho, ética e compromisso com o bem coletivo.
“A concessão deste título reconhece a dedicação, o trabalho e a contribuição do Sr. José Antônio Pires de Souza para o fortalecimento da comunidade e do Estado de Mato Grosso do Sul, registrando oficialmente sua história e os serviços prestados à sociedade”, aponta a justificativa do projeto.
O autor do projeto reforça o pedido de apoio dos demais parlamentares para a aprovação da homenagem, que simboliza o reconhecimento da Casa de Leis ao exemplo de cidadania e serviço público prestado por Zé Bocão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Leilão do TJMS tem carro blindado por R$ 44 mil e mais de 11 mil itens disponíveis online até 19 de novembro
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 7 milhões
Leia Mais
TSE retira de pauta julgamento que pode cassar mandato de Lucas de Lima
Leia Mais
Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão
Municípios