Política / Câmara Federal
Mal-estar entre Câmara e Senado paralisa negociações do PL da Dosimetria
Relator Paulinho da Força recua em pressão sobre IR; Motta nega crise institucional após Senado barrar PEC da Blindagem
25/09/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As articulações em torno do Projeto de Lei da Dosimetria — antiga versão do PL da Anistia — sofreram um freio nesta semana após o desgaste provocado pela rejeição da PEC da Blindagem no Senado. O relator do texto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), informou que só deve apresentar um rascunho do parecer quando o clima entre as duas Casas legislativas “arrefecer”.
Após uma série de reuniões com partidos governistas e da oposição, Paulinho avaliou que o ambiente está contaminado pelo mal-estar entre Câmara e Senado. O encontro que havia sido articulado com o presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre (União-AP), para a noite de quarta-feira (24), acabou cancelado e ainda não tem nova data definida.
De volta a São Paulo, o relator só deve retomar as negociações na semana que vem.
Paulinho também mudou o tom em relação ao projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) até R$ 5 mil. Na quarta-feira (24), após reunião com parlamentares do PT, ele havia afirmado que a votação do IR ficaria prejudicada caso o PL da Dosimetria não fosse apreciado.
No entanto, nesta quinta (25), recuou:
“Isso não existe.”
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou que haja crise com o Senado após o arquivamento da PEC da Blindagem, aprovada anteriormente pela Câmara.
“A Câmara cumpriu o seu papel, aprovou a PEC, o Senado entendeu que não deveria seguir. Nós temos um sistema bicameral, cabe a nós respeitar a posição do Senado. Não há sentimento de traição. É natural que nem sempre as Casas concordem em 100% das matérias.”
Motta afirmou ainda ter se encontrado com Alcolumbre em jantar na residência do ministro Roberto Barroso, mas sem tratar da PEC.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno e vantagem mínima é de cinco pontos contra Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Sol Vega é desclassificada do BBB 26 após descumprimento de regra durante discussão
Leia Mais
Rosimeire Costa destaca protagonismo dos Conselhos em reunião com distribuidoras do grupo CPFL
Leia Mais
Roberto Hashioka oficializa pré-candidatura à Câmara Federal e projeta atuação nacional em defesa de MS
Municípios