Campo Grande (MS), Domingo, 21 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Tarcísio de Freitas busca reunião com Paulinho da Força para discutir projeto de anistia

Governador de SP articula nos bastidores para defender Bolsonaro, enquanto relator sinaliza revisão da pena em vez de perdão total

21/09/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse a aliados que pretende conversar ainda neste fim de semana com o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), novo relator do projeto de lei da anistia na Câmara dos Deputados. Tarcísio foi um dos principais articuladores da aprovação da urgência da proposta, durante a primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF, e mantém expectativa de influenciar os rumos do texto para tentar livrar seu padrinho político da pena de 27 anos de prisão.

Revisão da pena em debate

Paulinho indicou que deve substituir a ideia de anistia ampla por uma revisão da dosimetria das penas — o cálculo que define o tempo de prisão. A mudança provocou críticas entre bolsonaristas em São Paulo, mas o grupo aguarda o diálogo entre Tarcísio e o relator antes de se posicionar oficialmente contra o projeto.

Na última terça-feira (16), Tarcísio afirmou que sua prioridade em Brasília era garantir a urgência da proposta e que “o esforço que devia ser feito foi feito”. Nos dias seguintes, voltou a enfatizar a busca por sua reeleição ao governo paulista, apesar da expectativa de que deve disputar a Presidência da República em 2026.

Resistências internas

Apesar da boa relação entre Tarcísio e Paulinho — ambos estiveram juntos na campanha pela reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) —, a escolha do relator não é bem vista por aliados bolsonaristas. O vice-prefeito coronel Mello Araújo (PL) classificou como “absurdo” a proposta de trocar a anistia por revisão de penas:

“Não sei por que colocaram como relator uma pessoa que não se move por ideais e sim por interesses, que se reúne com mais duas pessoas que só têm o interesse em manter o presidente Bolsonaro longe das eleições”, disse Mello, em referência ao encontro de Paulinho com Aécio Neves (PSDB) e Michel Temer (MDB), ocorrido na última quinta-feira (18).

Bastidores no Bandeirantes

Na sexta-feira (19), Tarcísio manteve apenas reuniões internas no Palácio dos Bandeirantes. Entre os encontros, recebeu a deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que também expressou ressalvas à indicação de Paulinho da Força para relatoria do projeto.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: