Interior / Dourados
Prefeito Marçal Filho convoca alunos a cuidar do patrimônio público durante Hora Cívica em Dourados
Atividade da Semana da Pátria na Escola Arthur Campos Mello reforçou valores de cidadania e preservação das escolas
03/09/2025
14:35
DA REDAÇÃO
Ação de Hora Cívica nesta quarta-feira aconteceu na escola municipal Arthur Campos Mello, na Cachoeirinha, um dos maiores bairros de Dourado ©Frota
A Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, recebeu nesta quarta-feira (3) uma programação especial da Hora Cívica, em comemoração à Semana da Pátria. O evento, que integra a preparação para o Desfile de 7 de Setembro, contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do secretário de Educação Nilson Francisco da Silva, da diretora Sirléia Fátima Marcomini, professores, alunos e a banda do Exército, que animou a celebração.
Este ano, as atividades têm como tema: “Independência para cuidar com amor e trabalho”, destacando o compromisso de cada cidadão com a preservação da cidade e dos espaços públicos.
Durante seu discurso, o prefeito Marçal Filho fez um apelo direto aos estudantes para que cuidem do patrimônio público, especialmente da escola onde estudam:
“Quero que cada criança entenda que a escola não pertence à diretora ou aos professores, mas a todos vocês. É preciso ter orgulho de dizer: eu estudo aqui, essa é a minha escola, esse é o meu espaço. Quando aprendemos a cuidar do que é nosso, formamos cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro da nossa cidade”, destacou.
O secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, ex-professor da unidade, ressaltou os investimentos recentes no setor, como o Projeto Educart, que leva cultura, esporte, lazer e atividades artísticas para alunos da rede municipal.
“Independência também é garantir educação de qualidade. Temos trabalhado para oferecer merenda de excelência, formação continuada para os professores e valorização dos profissionais da educação, com pagamento adiantado e investimentos permanentes”, afirmou.
A diretora Sirléia Fátima Marcomini reforçou a importância da formação cidadã desde cedo:
“As crianças são o futuro do nosso país. Nosso compromisso diário é oferecer uma educação pública de qualidade, e a Hora Cívica tem sido um momento especial para despertar o orgulho e o senso de pertencimento à escola”.
As atividades da Hora Cívica seguem em outras escolas da rede municipal:
Quinta-feira (4): Escola Municipal Sócrates Câmara (Canaã I);
Sexta-feira (5): Escola Municipal Indígena Agostinho (Aldeia Bororó).
O ponto alto da programação será o Desfile Cívico de 7 de Setembro, no domingo, a partir das 8h, na Avenida Marcelino Pires, reunindo 134 instituições, incluindo escolas, fanfarras, forças de segurança e entidades locais. O evento é organizado pela Prefeitura de Dourados em parceria com a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena, concurso 2.954: confira o resultado do sorteio deste sábado
Leia Mais
Citado em apurações da PF, Lulinha retorna ao Brasil para festas de fim de ano
Leia Mais
ALEMS publica edital de novo concurso com salários de até R$ 8 mil
Leia Mais
Intervenção na Venezuela seria “catástrofe humanitária”, alerta Lula em discurso no Mercosul
Municípios