Política / Assembleia Legislativa
Dourados conclui instalação da Sala Rádio e retoma voos comerciais em setembro
Latam inicia operações para Guarulhos no dia 8; GOL e Azul negociam retorno ao terminal regional
19/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
Prefeito Marçal Filho e secretário Luís Roberto Martins acompanharam os trabalhos de finalização da instalação da sala IPTA ©A. Frota
O Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira está pronto para retomar as operações de voos comerciais após quase quatro anos fechado. A instalação da Sala Rádio da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) foi concluída e a vistoria final pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deve ocorrer nos próximos dias. Com a homologação, a Latam iniciará no dia 8 de setembro voos diretos entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
A operação da EPTA ficará a cargo da MVS Incorporações Imobiliárias Ltda., empresa com sede em Curitiba (PR), contratada pela Infraero ao custo anual de R$ 983,9 mil. A administração geral do terminal continua sob responsabilidade da estatal federal.
A prefeitura de Dourados também executou uma série de obras exigidas pela Anac:
guarita de acesso e sistema de dilacerador de pneus;
placas de segurança e videomonitoramento;
climatização e portas automáticas no terminal de passageiros;
manutenção em equipamentos de inspeção, como raio-x e detectores de metal;
modernização da pista, com instalação do sistema Papi (Precision Approach Path Indicator), iluminação no pátio e taxiway, além de melhorias na navegação aérea.
“Todos os esforços desde a primeira semana de gestão foram para reabrir o aeroporto com segurança, beneficiando passageiros, tripulações e servidores. Agora, Dourados volta a se conectar com o Brasil”, destacou o prefeito Marçal Filho (PSDB), que acompanhou a instalação da Sala Rádio ao lado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins.
O novo terminal de passageiros, em construção ao lado da atual estrutura, deve ser entregue em até 19 meses, fruto de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC).
A reabertura do aeroporto é vista como fundamental para a economia da região. A expectativa da gestão municipal é atrair outras companhias aéreas além da Latam. GOL e Azul já negociam com a prefeitura para retomarem operações em Dourados, o que pode ampliar a concorrência e reduzir preços para os passageiros.
“Esse é um marco para a integração regional e para o desenvolvimento de Dourados e dos municípios vizinhos. O aeroporto volta a ser um vetor de crescimento econômico e de comodidade para a população”, afirmou Marçal Filho.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hip Hop movimenta escolas da região em ações da Consciência Negra coordenadas por Professor Nelson Oliver
Leia Mais
Inscrições abertas para a 6ª edição da Medalha “Diva Câmara Martins” em Bataguassu
Leia Mais
Ex-vereador é preso contrabandeando 257 kg de cabelo humano avaliados em R$ 2,5 milhões
Leia Mais
Idoso condenado por estupro é morto após reagir à abordagem da Polícia Militar em Guia Lopes da Laguna
Municípios