Política / Assembleia Legislativa
Dourados conclui instalação da Sala Rádio e retoma voos comerciais em setembro
Latam inicia operações para Guarulhos no dia 8; GOL e Azul negociam retorno ao terminal regional
19/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
Prefeito Marçal Filho e secretário Luís Roberto Martins acompanharam os trabalhos de finalização da instalação da sala IPTA ©A. Frota
O Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira está pronto para retomar as operações de voos comerciais após quase quatro anos fechado. A instalação da Sala Rádio da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) foi concluída e a vistoria final pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deve ocorrer nos próximos dias. Com a homologação, a Latam iniciará no dia 8 de setembro voos diretos entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
A operação da EPTA ficará a cargo da MVS Incorporações Imobiliárias Ltda., empresa com sede em Curitiba (PR), contratada pela Infraero ao custo anual de R$ 983,9 mil. A administração geral do terminal continua sob responsabilidade da estatal federal.
A prefeitura de Dourados também executou uma série de obras exigidas pela Anac:
guarita de acesso e sistema de dilacerador de pneus;
placas de segurança e videomonitoramento;
climatização e portas automáticas no terminal de passageiros;
manutenção em equipamentos de inspeção, como raio-x e detectores de metal;
modernização da pista, com instalação do sistema Papi (Precision Approach Path Indicator), iluminação no pátio e taxiway, além de melhorias na navegação aérea.
“Todos os esforços desde a primeira semana de gestão foram para reabrir o aeroporto com segurança, beneficiando passageiros, tripulações e servidores. Agora, Dourados volta a se conectar com o Brasil”, destacou o prefeito Marçal Filho (PSDB), que acompanhou a instalação da Sala Rádio ao lado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins.
O novo terminal de passageiros, em construção ao lado da atual estrutura, deve ser entregue em até 19 meses, fruto de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC).
A reabertura do aeroporto é vista como fundamental para a economia da região. A expectativa da gestão municipal é atrair outras companhias aéreas além da Latam. GOL e Azul já negociam com a prefeitura para retomarem operações em Dourados, o que pode ampliar a concorrência e reduzir preços para os passageiros.
“Esse é um marco para a integração regional e para o desenvolvimento de Dourados e dos municípios vizinhos. O aeroporto volta a ser um vetor de crescimento econômico e de comodidade para a população”, afirmou Marçal Filho.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Justiça suspende júri e autoriza estudante acusado de matar corredora a se mudar para Goiás
Leia Mais
Zé Teixeira homenageia Moto Clube Abandonadus e Irmã Silvia por relevantes ações sociais em MS
Leia Mais
Gerson Claro vê filiação de Riedel ao Progressistas como marco de governabilidade em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Em ato de filiação de Eduardo Riedel, Tereza Cristina promete bancada federal ‘raiz’ do Progressistas em 2026
Municípios