Justiça / Administração Pública
TCE-MS lança REFIC-II para facilitar quitação de multas com até 75% de desconto
Programa de Regularização Fiscal beneficia gestores públicos e amplia recuperação de créditos da Corte de Contas
22/07/2025
21:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Foi sancionada a Lei nº 6.455/2025, que institui o Programa de Regularização Fiscal II (REFIC-II), no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). A medida cria novas condições para que entes e agentes públicos regularizem débitos decorrentes de multas administrativas aplicadas pela Corte, com descontos de até 75% e facilidades de parcelamento.
A proposta, vinculada ao Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento do TCE-MS (FUNTC), reforça o compromisso do órgão com a gestão eficiente dos recursos públicos e a busca por soluções menos onerosas e mais ágeis na recuperação de créditos.
“Com o REFIC-II, o TCE-MS pretende aumentar a eficiência na recuperação de créditos públicos e reduzir o número de ações judiciais de cobrança”, destacou o presidente do Tribunal, conselheiro Flávio Kayatt.
O REFIC-II oferece descontos progressivos conforme a forma de pagamento:
75% de desconto para pagamento à vista
Descontos de 15% a 65% para pagamentos parcelados, conforme número de parcelas
As vantagens valem para multas decorrentes de decisões administrativas do TCE-MS, como o envio fora do prazo de prestações de contas, descumprimento de determinações legais ou falhas na gestão pública.
Enquanto o participante do programa estiver com os pagamentos em dia, poderá solicitar certidão positiva com efeito de negativa, documento essencial para celebração de convênios, contratos e obtenção de certidões fiscais.
O prazo para adesão ao programa será de 90 dias após a regulamentação da lei, prevista para o início de agosto de 2025. A expectativa é de que gestores públicos e entes jurisdicionados com pendências administrativas aproveitem a oportunidade para regularizar a situação sem a necessidade de judicialização.
O programa sucede o primeiro REFIC, promovido em edições anteriores, e amplia as ferramentas institucionais do TCE-MS para promover a boa governança e o cumprimento da legalidade.
Acesse o Diário Oficial no link https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO11892_22_07_2025
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova PEC da Blindagem em 1º turno com 353 votos favoráveis
Leia Mais
Moraes pede parecer da PGR sobre investigação contra Tarcísio de Freitas
Leia Mais
Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido
Leia Mais
Bolsonaro passará a noite internado após atendimento de emergência em Brasília
Municípios