Política
Deputado Professor Rinaldo celebra 60 anos com balanço de trajetória marcada por educação, trabalho e compromisso social
Parlamentar destaca origem humilde, projetos de impacto e bandeiras em defesa da educação e da família em Mato Grosso do Sul
30/05/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta sexta-feira (30), o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto celebra seus 60 anos de vida com uma trajetória pública marcada por trabalho, educação e dedicação ao próximo. Nascido em Glória de Dourados, o parlamentar construiu sua história em Campo Grande, onde se tornou um dos representantes mais atuantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A origem simples, com infância em Culturama, distrito de Fátima do Sul, moldou seu senso de responsabilidade social e compromisso com a educação. “A vida não era de privilégios, mas meus pais sempre nos ensinaram que, com trabalho e ajudando o próximo, conseguimos viver com dignidade”, relembra o deputado.
Antes da vida política, Rinaldo trabalhou como servente de pedreiro, cobrador de ônibus, guarda hospitalar e técnico administrativo. Atuou como professor da Rede Estadual, função que lhe rendeu o apelido carinhoso de "Professor Rinaldo" e reconhecimento por sua militância em prol da educação.
Sua entrada na política se deu a partir da presidência da associação de moradores do bairro Parati, onde residia. Desde então, foram dois mandatos como vereador em Campo Grande e cinco como deputado estadual, sempre pautado pela proximidade com a população.
“Tenho muito orgulho de ter começado minha trajetória política na base, algo que nunca abandonei”, afirma Rinaldo.
Com sua irmã, Rose Modesto, criou o projeto Tocando em Frente, com oficinas gratuitas de música, dança, esporte e reforço escolar, beneficiando famílias em 12 bairros da capital. “Educação, cultura e esporte afastam nossos jovens das drogas e os aproximam da escola”, destaca.
Na Assembleia Legislativa, é autor de leis e emendas que garantem recursos para escolas, criação de centros de capacitação de educadores e inserção escolar de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Como vereador, criou a lei da meia-entrada para professores.
Casado com Cristiane, pai de cinco filhos e avô de quatro netos, Rinaldo reforça sua atuação pela valorização da vida, da família e da dignidade humana, com projetos voltados à proteção de mulheres, crianças, idosos, além de áreas como saúde, segurança e desenvolvimento regional.
“Olhar para esses 60 anos me traz um sentimento de gratidão e dever cumprido. Que mais pessoas tenham a chance de serem protagonistas de suas histórias”, concluiu emocionado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STJ afasta governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por suspeita de desvios na pandemia
Leia Mais
STF retoma julgamento da trama golpista com defesa de Bolsonaro
Leia Mais
Assembleia Legislativa de MS vota sete projetos nesta quarta-feira
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 3
Municípios