Sustentabilidade e Inovação
Águas Guariroba destaca práticas de ESG na III Jornada de Pesquisa e Tecnologias de Campo Grande
Concessionária apresenta projetos ambientais e sociais com foco em economia circular, neutralização de carbono e inclusão no mercado de trabalho
10/04/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As práticas sustentáveis da Águas Guariroba foram destaque na III Jornada de Pesquisa e Tecnologias de Campo Grande, realizada no Bioparque Pantanal, com foco no tema "Conservação em Tempos de Crise Climática". A concessionária participou do painel “Economia Verde: Modelos e Práticas de ESG”, representada por Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade.
O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, estudantes e representantes de instituições científicas, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras, promover a sustentabilidade e fortalecer parcerias estratégicas no contexto das mudanças climáticas.
Durante sua apresentação, Garayo destacou o papel das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) como fundamento estratégico da Águas Guariroba.
“A responsabilidade corporativa vai além do cumprimento das normas. É sobre construir um futuro mais equilibrado e justo para esta e as próximas gerações”, afirmou.
A empresa, que integra o grupo Aegea Saneamento, atua com ações integradas que promovem a preservação ambiental, inclusão social e transparência na gestão.
Entre os principais destaques da atuação ambiental, está o Viveiro Isaac de Oliveira, que já produziu mais de 600 mil mudas nativas do Cerrado em 14 anos. Esse projeto foi essencial para a Águas Guariroba se tornar a primeira empresa de saneamento do Brasil a neutralizar carbono, com mais de 248 mil toneladas de CO₂ compensadas.
As ações "De Olho no Óleo" e "Bolha de Sabão", ligadas ao setor de Responsabilidade Social, promovem educação ambiental, capacitação de mulheres de baixa renda e o reaproveitamento de óleo de cozinha usado.
“O ‘De Olho no Óleo’ evita o descarte inadequado do óleo, que causa danos ambientais. Já o ‘Bolha de Sabão’ transforma esse resíduo em sabão e produtos de limpeza, gerando renda e sustentabilidade”, explicou Jhonatan Passos, analista da concessionária.
O compromisso com a diversidade e equidade racial é expresso por meio do programa “Respeito dá o Tom”, iniciativa da Aegea criada em 2017, que promove a inclusão de profissionais pretos e pardos por meio de oportunidades de contratação e crescimento interno.
“Construir uma sociedade mais inclusiva começa com um ambiente de trabalho que valoriza as diferenças e promove a equidade. A governança corporativa tem papel essencial nisso”, destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Consórcio Guaicurus paga apenas 50% dos salários atrasados e greve está mantida para segunda-feira em Campo Grande
Leia Mais
Sicredi reúne conselheiros do FCO/MS e reforça compromisso com ampliação do crédito em 2025
Municípios