Sustentabilidade e Inovação
Águas Guariroba destaca práticas de ESG na III Jornada de Pesquisa e Tecnologias de Campo Grande
Concessionária apresenta projetos ambientais e sociais com foco em economia circular, neutralização de carbono e inclusão no mercado de trabalho
10/04/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As práticas sustentáveis da Águas Guariroba foram destaque na III Jornada de Pesquisa e Tecnologias de Campo Grande, realizada no Bioparque Pantanal, com foco no tema "Conservação em Tempos de Crise Climática". A concessionária participou do painel “Economia Verde: Modelos e Práticas de ESG”, representada por Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade.
O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, estudantes e representantes de instituições científicas, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras, promover a sustentabilidade e fortalecer parcerias estratégicas no contexto das mudanças climáticas.
Durante sua apresentação, Garayo destacou o papel das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) como fundamento estratégico da Águas Guariroba.
“A responsabilidade corporativa vai além do cumprimento das normas. É sobre construir um futuro mais equilibrado e justo para esta e as próximas gerações”, afirmou.
A empresa, que integra o grupo Aegea Saneamento, atua com ações integradas que promovem a preservação ambiental, inclusão social e transparência na gestão.
Entre os principais destaques da atuação ambiental, está o Viveiro Isaac de Oliveira, que já produziu mais de 600 mil mudas nativas do Cerrado em 14 anos. Esse projeto foi essencial para a Águas Guariroba se tornar a primeira empresa de saneamento do Brasil a neutralizar carbono, com mais de 248 mil toneladas de CO₂ compensadas.
As ações "De Olho no Óleo" e "Bolha de Sabão", ligadas ao setor de Responsabilidade Social, promovem educação ambiental, capacitação de mulheres de baixa renda e o reaproveitamento de óleo de cozinha usado.
“O ‘De Olho no Óleo’ evita o descarte inadequado do óleo, que causa danos ambientais. Já o ‘Bolha de Sabão’ transforma esse resíduo em sabão e produtos de limpeza, gerando renda e sustentabilidade”, explicou Jhonatan Passos, analista da concessionária.
O compromisso com a diversidade e equidade racial é expresso por meio do programa “Respeito dá o Tom”, iniciativa da Aegea criada em 2017, que promove a inclusão de profissionais pretos e pardos por meio de oportunidades de contratação e crescimento interno.
“Construir uma sociedade mais inclusiva começa com um ambiente de trabalho que valoriza as diferenças e promove a equidade. A governança corporativa tem papel essencial nisso”, destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios