Economia / Educação
Fies 2025: instituições têm até hoje (7) para confirmar participação nas vagas remanescentes
Edital com cronograma para estudantes será publicado em breve; MEC prevê nova etapa de inscrições para o primeiro semestre
07/04/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar participação na oferta de vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo encerra às 23h59, exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no módulo FiesOferta.
A confirmação é etapa obrigatória para que as universidades e faculdades possam ofertar vagas financiadas pelo programa. A adesão é restrita às instituições que já participam do Fies 2025/1 e ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies).
As mantenedoras precisam registrar, no sistema do MEC, informações detalhadas como:
Nome do curso
Número de vagas
Turno de funcionamento
Local da oferta
Valores das semestralidades
Para acessar o sistema, é necessário login no portal Gov.br, por meio do Login Único.
Após o encerramento do prazo de hoje, o MEC abre, de 8 a 11 de abril, um período para verificação e correção das informações. As instituições deverão:
Conferir os dados do termo de participação
Divulgar publicamente a adesão ao processo seletivo
Informar em seus sites e em murais de grande circulação:
O número de vagas remanescentes
Cursos e turnos disponíveis
Legislação vigente e editais atualizados
O Ministério da Educação confirmou que, em breve, será publicado o novo edital com as regras e o cronograma para inscrição dos estudantes interessados nas vagas remanescentes do Fies 2025/1 — aquelas que sobram após a seleção regular.
Na etapa principal, o Fies 2025/1 recebeu 493 mil inscrições de 198.579 candidatos, disputando 67.301 vagas em cursos de graduação oferecidos por instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
As vagas remanescentes serão destinadas exclusivamente aos estudantes já matriculados no curso, turno e local para os quais desejam o financiamento.
Ou seja, não será possível mudar de curso ou instituição nessa etapa — a oferta é voltada para alunos que já estão vinculados à instituição de ensino, mas que desejam obter o financiamento estudantil pelo Fies.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira cobra atendimento pediátrico especializado em Dourados e pede inclusão de neuropediatria e nefrologia no Hospital Regional
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém frentes de obras na BR-163/MS nesta quinta-feira (6)
Leia Mais
Adriane Lopes apresenta a deputados projeto de recapeamento e promete dobrar valor das emendas com financiamento
Leia Mais
Campo Grande terá viaduto estaiado de R$ 90 milhões na rotatória da Coca-Cola
Municípios