Educação e Ciência
Aberto agendamento gratuito de visitas guiadas ao Parque da Ciência e laboratórios da UFMS
Espaço interativo com 18 monumentos científicos recebe grupos escolares e comunitários com mais de 10 pessoas; também há visitas livres
24/03/2025
08:15
UFMS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu o agendamento gratuito para visitas guiadas ao Parque da Ciência e aos laboratórios de pesquisa da instituição, em Campo Grande. A iniciativa é voltada para grupos com no mínimo 10 pessoas, escolares ou não, e deve ser feita por meio da página parquedaciencia.ufms.br.
Localizado na Esplanada do Morenão, o Parque da Ciência conta com 18 monumentos interativos que representam áreas como matemática, física, química e literatura. O espaço tem como objetivo aproximar a ciência da comunidade por meio de experiências lúdicas e educativas.
De acordo com Luciana Montera, coordenadora do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, o projeto busca tornar o conhecimento acessível e interessante:
“Cada estrutura representa uma ciência específica e apresenta a história, os conceitos científicos e os pesquisadores envolvidos. Os visitantes exploram o conhecimento de forma dinâmica e envolvente.”
Entre os destaques do parque estão:
Cadeira de Beuchet
Pêndulo de Newton
Espelhos Curvos
Tabela Periódica Interativa
Balanço de Ressonância
Painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tubos Sonoros, Bolha de Sabão e Asa de Arara
Banco Livro de Poemas
Geodésica, entre outros
Além do Parque, os visitantes podem escolher um dos laboratórios parceiros para conhecer, de acordo com o interesse do grupo. A lista inclui:
Museu de Anatomia
Coleção Zoológica
Herbário CGMS
Laboratório de Estudos Urbanos
Laboratório de Tecnologia Assistiva
Laboratório de Física, Biociências, Geografia, Educação e Engenharia, entre outros
O agendamento é confirmado automaticamente por e-mail e, caso não haja impedimentos, a visita está oficialmente garantida. A universidade faz uma confirmação final cerca de uma semana antes da data escolhida.
O Parque da Ciência também está aberto a visitas individuais ou familiares, sem necessidade de agendamento. Cada monumento possui totens com QR Codes, que direcionam os visitantes a conteúdos explicativos.
“Famílias e indivíduos podem visitar o parque a qualquer momento e explorar os conteúdos de forma independente”, afirma Luciana.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios