SAÚDE DO PAPA
Papa Francisco tem noite tranquila após complicações respiratórias, diz Vaticano
Pontífice segue em recuperação no hospital Gemelli, em Roma, após pneumonia bilateral
05/03/2025
07:35
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O papa Francisco passou uma noite tranquila, segundo boletim divulgado pelo Vaticano nesta quarta-feira (5). O pontífice, internado desde o dia 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, segue em tratamento para pneumonia bilateral e apresenta um quadro estável.
Na noite de terça-feira (4), a Santa Sé informou que Francisco permaneceu sem febre, alerta e colaborando com as terapias. Pela manhã, ele recebeu oxigênio suplementar e realizou fisioterapia respiratória. Durante a noite, seguiu com ventilação mecânica não invasiva, conforme planejado.
Na segunda-feira (3), o papa sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados pelo acúmulo de muco nos brônquios. Para aliviar o quadro, precisou passar por duas broncoscopias para a limpeza das vias respiratórias.
O Vaticano informou que o papa foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção que pode levar à inflamação e cicatrização dos pulmões, dificultando a respiração. O pontífice também tem um histórico de problemas respiratórios, pois teve parte de um pulmão removida na juventude devido a um quadro de pleurisia.
Apesar das complicações recentes, os médicos afirmam que os episódios respiratórios fazem parte da resposta normal do corpo à infecção e seguem monitorando sua recuperação.
A internação do papa Francisco já é a mais longa desde o início de seu pontificado, em março de 2013. Ainda não há uma previsão oficial sobre quando ele poderá receber alta e retomar suas atividades públicas.
A Santa Sé segue atualizando a situação do líder da Igreja Católica e reafirma que seu quadro é estável, sem sinais de agravamento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios