POLÍTICA
Comissão mais importante da Assembleia terá mudanças em sua composição
Entre as mudanças discutidas, estão a troca da presidência e a vaga conquistada pela bancada do PL
06/02/2025
13:36
DA REDAÇÃO
Deputados reunidos após sessão na Alems, na manhã de hoje (Foto: Fernanda Palheta).
Em ritmo de mudança, na manhã desta quinta-feira (6), as lideranças de bancadas e dos dois grandes blocos se reuniram com a presidência da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) para discutir a composição das comissões, incluindo a mais importante, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que passará por uma "dança das cadeiras", já que a presidência sofrerá uma mudança e a bancada do PL receberá uma vaga.
No entanto, o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PSDB), anunciou que a composição das comissões será definida até a próxima terça-feira (10). Além do presidente, participaram da reunião o líder do bloco 1, Márcio Fernandes (MDB); o líder do bloco 2, Jamilson Name (PSDB); o líder do governo, deputado Londres Machado (PSDB); a líder da bancada do PT, deputada Gleice Jane (PT); e o líder da recém-criada bancada do PL, deputado Coronel David (PL).
A principal mudança discutida foi a troca da presidência da CCJR, comissão responsável por avaliar todos os projetos. Caso sejam reprovados na comissão, os projetos nem chegam a ser votados no plenário.
Na quarta-feira (5), foi confirmada a saída da deputada Mara Caseiro (PSDB). Sem a presidência, Mara Caseiro já informou que não continuará na comissão. O nome para a presidência ainda está sendo debatido, mas Pedro Caravina (PSDB) demonstrou interesse pela vaga.
Outro ponto importante da reunião foi a composição da CCJR. Com o crescimento da bancada do PL, que agora conta com quatro membros, após o deputado estadual Lucas de Lima formalizar sua filiação ao PL, o partido conquistou o direito a uma das vagas na comissão.
Até então, o grupo 1, composto pelos partidos MDB, PP, PSD e Podemos, tinha três vagas na comissão, mas passará a ter apenas duas, já que Mara Caseiro (PSDB) deixará a comissão e o PL ocupará uma dessas vagas. As duas vagas restantes serão disputadas pelos deputados Pedrossian Neto (PSD), Júnior Mochi (MDB) e Antônio Vaz (Republicanos). O deputado Márcio Fernandes comentou que o grupo ainda está discutindo sobre quem deixará a vaga na próxima semana.
A nova vaga do PL deverá ser ocupada pelo deputado Neno Razuk (PL), mas, de acordo com o líder da bancada, ainda será realizada uma reunião entre os membros do partido para definir quem assumirá a vaga.
A reunião ocorreu no plenário Júlio Maia, e o presidente da casa já havia adiantado que a ordem do dia da sessão da Alems seria suspensa para a realização da reunião com os líderes de blocos e bancadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marçal recebe diretoria do Hospital de Amor e defende atendimento humanizado
Leia Mais
Empreenda a sua história: inscrições abertas para programa Sebrae Delas
Leia Mais
"Vem Garimpar no Horto Florestal" celebra moda consciente e economia circular
Leia Mais
Igreja da comunidade quilombola Tia Eva enfrenta abandono e Kemp cobra reparos urgentes a patrimônio cultural
Municípios