EVENTOS
TEATRO - Companhia Teatral Corpo Cênico apresenta em fevereiro o espetáculo “Escorial” em Campo Grande
O espetáculo contará com a participação do ator e intérprete de Libras, Jessé Macedo, com o personagem “O Monge”.
06/02/2025
12:10
ALESSANDRA PAIM
©REPRODUÇÃO
Um novo espetáculo de teatro em Campo Grande, “Escorial” dialoga com a farsa, o teatro do absurdo, o corpo do ator, a loucura e o poder. Escrito por Michel Ghelderode (1926) e dirigido pelo diretor Breno Moroni, o elenco e equipe são formados por artistas da Companhia Teatral Corpo Cênico.
A trama é uma crítica aos poderes absolutistas, onde o autor expõe o homem no seu limite mais básico. Um Rei refém da sua loucura e um bobo escravizado à sua condição de plebeu. A insanidade de um poder autocrata, para quem o povo merece a sua condição de oprimido, porque a vontade do poder assim o determina.
Haverá espaço para o otimismo, num mundo governado pela vontade em detrimento da razão? A retórica é concreta, quando abrimos o jornal. Mas, Ghelderode vai mais além e inverte os papéis: se por um capricho da vontade (do Rei), o bufão ascende à cadeira do poder, confundir-se-á ele com a figura do opressor?
Para essa montagem trouxemos a experiência e a criatividade do diretor Breno Moroni, que nos propôs um jogo entre a lucidez e a loucura. Enquanto as personagens discutem temas como o amor, a hierarquia, posturas reais e traições, elas tramam contra os sinos, planejam a morte da Rainha e lamentam os cães degolados. O enredo relata a disputa entre um Rei (Fábio Arruda) e um Folial, um bobo da corte (George Lalier), que chega ao público como uma provocação e os instiga a entender o que está acontecendo em cena.
O plano de fundo é questionar se todas as situações são reais ou existem apenas na imaginação de três loucos dentro de uma ala psiquiátrica. O espetáculo “Escorial” contará também com a participação de Jessé Macedo, ator e intérprete de LIBRAS, como personagem “O Monge”, participando de toda a movimentação de cena e fazendo parte da dramaturgia.
As apresentações estão previstas para os dias 14 e 15 de fevereiro de 2025, às 19h30, no Espaço Teatro Grupo de Risco (TGR), localizado na Rua Trindade, 401 – Jardim Paulista, Campo Grande - MS. O evento cênico é produzido por Juliana Zampieri.
*Jornalista independente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empreenda a sua história: inscrições abertas para programa Sebrae Delas
Leia Mais
"Vem Garimpar no Horto Florestal" celebra moda consciente e economia circular
Leia Mais
Igreja da comunidade quilombola Tia Eva enfrenta abandono e Kemp cobra reparos urgentes a patrimônio cultural
Leia Mais
Valoriza MS: Sebrae lança edital para aquisição de produtos de artesãos sul-mato-grossenses
Municípios