ECONOMIA
Entenda o que mudou na fiscalização para o PIX
Novas regras ampliam monitoramento para diversas transações eletrônicas sem impactar cobrança de impostos
11/01/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Receita Federal anunciou novas regras de fiscalização sobre transações financeiras, ampliando o monitoramento para incluir não só bancos tradicionais, mas também operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento. Essa mudança afeta transações via PIX, cartões de débito, cartões de loja e moedas eletrônicas.
Desde 2003, a Receita recebe informações dos bancos por meio da declaração de operações financeiras (Decred), que foi substituída pela e-Financeira em 2015. Com as novas regras, será preciso reportar valores superiores a R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil por mês para empresas. Essas alterações entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, e os primeiros dados deverão ser enviados à Receita em agosto.
As mudanças não implicam a cobrança de impostos sobre transações via PIX. A Receita alertou sobre golpes relacionados a supostas cobranças indevidas para enganar usuários. Entre as informações que a Receita terá acesso estão nome, CPF, valores movimentados e número de conta bancária, mas não a origem nem a natureza dos gastos.
Contribuintes que não declararem rendimentos corretamente podem ser incluídos na malha fina. O advogado Gabriel Santana Vieira alerta que a omissão de receitas pode resultar em multas e processos por sonegação fiscal. A Receita reforça que a fiscalização visa combater a sonegação e a lavagem de dinheiro, e não tem como foco multar pequenos trabalhadores informais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios abre inscrições para empreendedoras de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
CAIXA inicia nesta quarta (23) o pagamento do incentivo frequência do programa Pé-de-Meia
Leia Mais
Suzano abre inscrições para Programa de Estágio com 18 vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Laguna Carapã celebra 33 anos com show gratuito de João Bosco & Vinicius e início da Festa do Pé de Soja Solteiro
Municípios