CONCURSOS & EMPREGOS
Concurso da Polícia Civil de MS terá participação de tecnólogos; entenda as mudanças
Projeto aprovado amplia concorrência para escrivão e investigador; edital deve sair ainda este ano
31/10/2024
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) deve lançar em breve o edital para o concurso público das carreiras de escrivão e investigador, agora com uma novidade: a possibilidade de participação de tecnólogos. O Projeto de Lei Complementar que permite essa inclusão foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 31 de outubro.
A medida, proposta pelo Poder Executivo, altera a legislação vigente da PCMS e está alinhada com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. Com a sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB), a expectativa é de que o concurso seja aberto, ampliando a quantidade de candidatos aptos a concorrerem às vagas.
O relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), explicou que a proposta foi discutida com representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Delegacia-Geral da Polícia Civil antes de ser levada ao plenário. Segundo Caravina, a inclusão de tecnólogos nas funções de investigador e escrivão atende a uma demanda da própria Polícia Civil, que acredita que a medida vai expandir a base de candidatos qualificados.
“O projeto permite que essas funções sejam exercidas por tecnólogos. O pedido partiu da própria Polícia Civil. A aprovação faz com que o concurso seja estartado. Permite iniciar o processo do concurso público”, destacou o parlamentar.
A proposta legislativa é crucial para viabilizar o novo concurso público da PCMS, que está “na eminência de ser deflagrado”, conforme consta no texto encaminhado à ALEMS. O certame deve oferecer oportunidades para agentes de polícia judiciária, especificamente para as funções de escrivão e investigador, cargos que desempenham papéis fundamentais na instituição.
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 20 votos favoráveis, e segue agora para a sanção do governador Eduardo Riedel. A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano, conforme antecipou o delegado-geral Lupersio Degerone Lucio.
A inclusão de tecnólogos amplia o alcance do concurso, permitindo que profissionais com formação tecnológica possam competir pelas vagas. Essa decisão busca diversificar o perfil dos candidatos e aproveitar o conhecimento técnico que muitos desses profissionais podem agregar às investigações e processos administrativos da Polícia Civil.
Com a aprovação na ALEMS e a iminente sanção do governador, os interessados devem ficar atentos à publicação do edital, que trará informações detalhadas sobre o número de vagas, requisitos, etapas do processo seletivo e o cronograma completo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios