ELEIÇÕES 2024
Presidente do TSE destaca a importância do voto no segundo turno das eleições
Cármen Lúcia reforça o valor do voto para a democracia e convoca eleitores a participar
26/10/2024
22:45
DA REDAÇÃO
Ministra Carmem Lúcia em pronunciamento na rede brasileira de televisão neste sábado (Foto: Reprodução)
Em um pronunciamento na noite de sábado (26), a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, reforçou a importância do voto no segundo turno das eleições municipais, que ocorre neste domingo (27). Segundo ela, o voto é “o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”. A ministra apelou para que todos os eleitores compareçam às urnas, destacando que cada voto é essencial para construir um futuro melhor para o Brasil.
Cármen Lúcia enfatizou que eleitores que não votaram no primeiro turno devem aproveitar a oportunidade de participar agora, nas cidades onde haverá segundo turno. “Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil”, declarou a ministra, sublinhando a cidadania e a responsabilidade cívica que o voto carrega.
Quase 34 milhões de eleitores estão aptos a votar em 51 cidades brasileiras, incluindo 15 capitais. Os eleitores escolherão prefeitos e vice-prefeitos para os próximos quatro anos, em um cenário eleitoral que reforça a importância de cada voto. A presidente do TSE também destacou que as urnas eletrônicas são seguras e auditáveis, assegurando a transparência do processo eleitoral.
A ministra Cármen Lúcia homenageou os juízes eleitorais, os quase dois milhões de mesários e as forças de segurança que atuaram no primeiro turno e estão colaborando novamente neste segundo turno. Ela agradeceu pelo esforço de todos para garantir um processo eleitoral pacífico e organizado. Em reconhecimento ao Dia do Servidor Público, comemorado na segunda-feira (28), a ministra exaltou o comprometimento dos servidores da Justiça Eleitoral, que ela considera "modelos de responsabilidade e dedicação".
Em Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande terá segundo turno, destacando-se como a única cidade do estado com nova etapa de votação. A escolha da prefeita e do vice-prefeito ocorrerá das 7h às 16h, seguindo o fuso horário de Brasília, adotado pelo TSE para todo o país. A disputa está entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), que avançaram para esta fase decisiva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova prorrogação do prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira de MS até 2030
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Leia Mais
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública digital para planejar próximos anos da instituição
Municípios